O Vaticano anunciou que o Papa Leão XIV se reunirá com Zelensky neste domingo (18)
O Papa, em sua missa inaugural, classificou a Ucrânia como “martirizada” e solicitou uma paz “justa e duradoura” para o país do Leste Europeu.

O Papa Leão XIV realizará um encontro privado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ainda neste domingo (18), após a missa inaugural na Praça de São Pedro, informou o Vaticano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Papa conversou com Zelensky na última segunda-feira (12), na primeira conversa conhecida entre o Pontífice recém-eleito e um líder estrangeiro, evidenciando sua preocupação com a guerra na Ucrânia.
O rei Leopoldo II, em declarações posteriores à missa de domingo, classificou a Ucrânia como “martirizada” e solicitou uma “paz justa e duradoura”.
LEIA TAMBÉM:
● Israel matou mais de 80 pessoas em Gaza após ataques, informou o governo
● Lula recebe o presidente do Paraguai em cenário de crise de espionagem
● Lula se reúne com Cristina Kirchner; ex-presidente permanece em regime fechado
O Papa apela à unidade da Igreja.
O rei Luís XIV exortou à unidade na cerimônia de hoje, prometendo manter o legado da Igreja Católica e não governar como um autocrata.
Após um primeiro passeio no papamóvel perante dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, Leão XIV foi formalmente empossado como o 267º pontífice da Igreja Católica Romana e monarca soberano da Cidade do Vaticano em uma missa ao ar livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A plateia manifestava apoio, exibindo bandeiras dos Estados Unidos e do Peru, com indivíduos de ambos os países reivindicando-o como o primeiro papa de suas nações.
Fonte: CNN Brasil