Dispositivos Móveis

O WhatsApp parou de funcionar em dispositivos Android mais antigos a partir desta terça-feira


O WhatsApp parou de funcionar em dispositivos Android mais antigos a partir desta terça-feira
(Foto Reprodução da Internet)

O WhatsApp deixou de ser compatível com dispositivos Android que executam a versão 4.1 (Jelly Bean) a partir desta terça-feira (24). Como resultado, os telefones que ainda utilizam essa versão não podem mais receber atualizações do aplicativo nem usá-lo (veja abaixo como verificar a versão do sistema em seu aparelho).

Agora, o WhatsApp requer no mínimo o Android 5.0 (Lollipop) ou uma versão mais recente. No caso dos dispositivos iPhone (iOS), nada muda, já que o aplicativo continua a ser suportado no iOS 12 ou em versões posteriores.

O WhatsApp afirma que notificou seus usuários antecipadamente sobre o fim da compatibilidade. No entanto, a Meta, a empresa-mãe do WhatsApp, e a Google, responsável pelo sistema Android, não divulgaram uma lista de aparelhos afetados que não conseguirão mais utilizar o aplicativo.

Qual motivo do fim do suporte?

O WhatsApp explica que anualmente avalia os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone) mais antigos, especialmente aqueles com menos usuários.

Quando identifica essas versões mais antigas, o aplicativo pode deixar de receber atualizações de segurança, o que pode ser um problema para os usuários, uma vez que as correções de falhas são essenciais para qualquer aplicativo.

A empresa explica que “essas versões mais antigas podem não receber as atualizações de segurança mais recentes ou podem não atender aos requisitos para executar o WhatsApp”. Este procedimento é considerado normal na indústria de tecnologia.

Como saber a versão do Android

  • Abra as “Configurações”;
  • Clique em “Sobre o telefone”;
  • Clique em “Informações do software”;
  • Busque por “Versão Android”.

🔥 Recomendado para voçê 🔥