Brasil

OAB-DF vai oferecer exibição de cinema gratuita no Dia da Consciência Negra


OAB-DF vai oferecer exibição de cinema gratuita no Dia da Consciência Negra
(Foto Reprodução da Internet)

A OAB-DF em Brasília promoverá um evento de cinema grátis na segunda-feira (20/11) para comemorar o Dia da Consciência Negra.

O objetivo da iniciativa, segundo a OAB, é mostrar o que está sendo discutido sobre a população negra atualmente. No evento, serão exibidos documentários e curtas-metragens relacionados a esse tema, no auditório do prédio principal da OAB, localizado na Asa Norte.

Continua depois da publicidade

O evento é grátis e pode ser frequentado por qualquer pessoa. Porém, é preciso se inscrever através desse link para participar. Os estudantes que se inscreverem e doarem 1kg de alimento não perecível, receberão um certificado de 2h.

“Cinema DF e Direito em Debate”

O primeiro curta-metragem a ser exibido é “Benevolentes”, do cineasta Thiago Nunes, que aborda o racismo sob a perspectiva de brasilienses negros que lidam diariamente com a questão. O filme foi gravado a partir de entrevistas da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

Continua depois da publicidade

O segundo curta-metragem chama-se “Carolina em outras faces”. Ele conta a história de duas mulheres negras que conseguiram sucesso e melhoraram de vida. Uma delas é Maria das Graças Santos, empresária em Brasília. A outra é Josefina Serra dos Santos, advogada que foi a primeira Secretária de Estado de Igualdade Racial do Distrito Federal e a primeira presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

Na entrevista, falarão sobre o livro “Quarto de Despejo” da escritora Carolina Maria de Jesus. Neste livro, ela conta sobre sua vida difícil como catadora de lixo e metal em São Paulo.

Após os filmes, iremos promover debates. O primeiro será conduzido por Beethoven Andrade, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

“É importante discutirmos sobre o racismo na advocacia, além das palestras e eventos exclusivamente jurídicos. O racismo é algo presente no nosso dia a dia e é essencial abordá-lo. Tenho certeza de que será uma oportunidade única para dialogar com os diretores e personagens dos filmes que serão exibidos”, afirmou Beethoven Andrade, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído pela Lei nº 12.519/2011, e é celebrado anualmente.

Serviço

  • O evento “Cinema, Direito em debate” vai comemorar o Dia da Consciência Negra no DF.
  • Dia 20 de novembro, às 19:00.
  • Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal. Endereço: SEPN 516 Bloco B Lote 7, Asa Norte.
  • Horário: 19 horas
  • As inscrições podem ser feitas no site: oabdf.org.br/evento/cinema-df-e-direito-em-debate-em-comemoracao-ao-dia-da-consciencia-negra/.
  • Contato: [email protected]

🔥 Recomendado para voçê 🔥