Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Observa-se reações internacionais ao plano de Israel de tomar o controle da Faixa de Gaza

Observa-se reações internacionais ao plano de Israel de tomar o controle da Faixa de Gaza

Da Alemanha, um dos aliados mais leais do país, até a China, que criticou “ações perigosas”, a medida gerou condenação de vários países.

Por: Redação ZéNewsAi

08/08/2025 14:25

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Da Alemanha, um dos aliados mais leais de Israel, que suspenderá a exportação de armas que possam ser usadas na Faixa de Gaza, até a China, que denunciou “ações perigosas”, o plano israelense para tomar o controle da Cidade de Gaza provocou condenação internacional. São as primeiras reações internacionais ao projeto apresentado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e aprovado na madrugada desta sexta-feira (8) pelo gabinete de segurança israelense. O grupo terrorista Hamas denunciou um “novo crime de guerra” que significará o “sacrifício” dos reféns no território palestino.

Organização das Nações Unidas

O embaixador das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, instou a seguir “que o plano do governo israelense seja interrompido imediatamente”, em um comunicado. Ele afirmou que o plano “contraria a decisão do Tribunal Internacional de Justiça de que Israel encerre sua ocupação o mais rápido possível, a solução de dois Estados e o direito dos palestinos à autodeterminação”.

Alemanha

A Alemanha alterou sua política em relação a Israel, ao decidir suspender as exportações de armas que poderiam ser utilizadas na Faixa de Gaza. “Cada vez mais difícil de compreender” como o plano militar israelense contribuiria para alcançar os objetivos legítimos, afirmou o chefe do Governo alemão Friedrich Merz ao tornar pública a decisão de Berlim.

Leia também:

Avião Desaparece no Leste da Indonésia: Busca Urgente e Operação em Detalhes

Avião Desaparece no Leste da Indonésia: Busca Urgente e Operação em Detalhes

Argentina Surpreende com Superávit Fiscal e Destaca Resultados com Caputo

Argentina Surpreende com Superávit Fiscal e Destaca Resultados com Caputo

Irã Cancela Execuções em Massa: Reação de Trump e Tensão Global Aumenta!

Irã Cancela Execuções em Massa: Reação de Trump e Tensão Global Aumenta!

A União Europeia

A chefe do Executivo europeu, Ursula von der Leyen, declarou que o governo israelense deve reverter sua decisão de estender sua operação militar em Gaza. “É necessário um cessar-fogo imediato”, afirmou.

Reino Unido

A decisão do governo israelense de intensificar sua ofensiva em Gaza é um erro, e instamos que reconsiderem sua decisão imediatamente. Esta ação não contribuirá em nada para acabar com o conflito nem para alcançar a libertação dos reféns. Apenas provocará mais massacres.

Jordânia

O rei Abdullah II da Jordânia manifestou sua “rejeição categórica” ao plano israelense, que “prejudica a solução de dois Estados e os direitos do povo palestino”, em uma ligação com o presidente Mahmud Abbas.

Bélgica

A Bélgica anunciou a convocação da embaixadora de Israel. “O objetivo é claramente demonstrar nosso total desacordo com esta decisão”, explicou o ministro belga de Relações Exteriores, Maxime Prévot.

Espanha

Condenamos com firmeza a decisão do governo israelense de intensificar a ocupação militar em Gaza. Isso apenas provocaria mais destruição e sofrimento. É urgente um cessar-fogo permanente, a entrada em larga escala e imediata de ajuda humanitária e a libertação de todos os reféns, declarou o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel Albares.

A China.

A China manifestou “preocupações sérias” em relação ao plano de Israel e solicitou um “cessar imediato das ações perigosas”. “Gaza pertence ao povo palestino e é uma parte inseparável do território palestino”, respondeu o Ministério das Relações Exteriores da China.

Arábia Saudita

A Arábia Saudita condena categoricamente a persistência dos crimes de fome, as práticas brutais e a limpeza étnica contra o povo irmão palestino.

Turquia

O chanceler turco solicitou à comunidade internacional que assumisse suas responsabilidades para impedir a implementação do plano israelense, que visa deslocar os palestinos de seu próprio território, tornando Gaza inabitável.

Suíça

A escalada dos confrontos corre o risco de agravar ainda mais a catastrófica situação humanitária, declarou o Ministério das Relações Exteriores suíço.

Egito

O Ministério das Relações Egípcio condenou “em termos enérgicos” o plano israelense.

Com informações da AFP, publicado por Fernando Dias.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Cessar-fogoCondenação internacionalFaixa de GazaHamasIsraelReações internacionais
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Aeromóvel Suspende Operação em Guarulhos: Medida de Segurança Após Chuvas Intensas!

16/01/2026 13:57 | 1 min de leitura

● Lachlan Brown Revela: 10 Comportamentos que Destroem sua Reputação Online!

16/01/2026 14:34 | 3 min de leitura

● B3: Investimento Explode no Brasil! Novo Fenômeno Surpreende em Todos os Estados!

16/01/2026 13:22 | 2 min de leitura

● Janaina Miron Solta Após Audiência, Busca por Transplante e Revelação Surpreendente!

16/01/2026 15:51 | 2 min de leitura

● Instituto Fliegen: 21 Medalhas, 50 Estudantes e um Futuro Brilhante em 2026

16/01/2026 14:03 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!