Observe causações e síntomos da cancerína guloso-faríngea
17/04/2025 às 15h27

Ingerindo sem dolor ou incomodidade é algo automático para grande parte das pessoas – mas quando este ato simples se torna incômodo, deve-se acender a alarma. Isso porque um dos sintomas principais do câncer esofágio consiste justamente na dificuldade em ingerir alimentos mesmo os mais líquidos ou pastosos.
Por ser desenvolvido de forma tímida, é usualmente o caso dos primeiros síntomas da enfermidade seja confundidas com outros transtornos mais frequentes, resultado em diagnosticadas atrasadas ou graves.
“Somente uma pequena fração dos tumores é detectada em indivíduos sem sintomas. As manifestações clínicas mais comuns incluem dor ao engolir (odinofagia), perda do peso não relacionado à dieta, tosse persistente, rouquidão e fraqueza – geralmente devido a anemia – além de falta de ar.” Diz isto o oncologista Gabriela Filgueiras Sales, da Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS).
Lê-se toda a matéria na página inteira da revista NSC Total (parte associada ao Metrópolis).
LEIA TAMBÉM:
● Cientistas iniciam os ensaios do contraceptivo para homens nos seres Humanos
● Proteinas defensivas: conheça a funcionamento dos antibódios em nossa organização corporal(Apenas o texto reescrito, sem incluir informações adicionais)
● Instrumental musical poderá auxiliar criancinhas na redução do número de erros causados pela distração
Sigam nossa edição daSaúdeeCiêncianoInstagrameCanaldoWhatsApp, para permanecer atualizado em todo momento sobre esse tema!
Fonte: Metrópoles