Óleo Senna possui casco durante sua primeira vitória na Fórmula 1, reeditada como réplica por R$ 5.000

15/04/2025 às 9h12

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

40 anos atrás, Ayrton Senna conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Portugal, no Circuito de Estoril, comandando a Lotus durante seu segundo ano em nossa principal categoria de automobilismo. O piloto brasileiro chegou à posição mais alta do pódio.

Para celebrar este marcação específica, o motorista receberá um replicado de seu casco usado nessa ocasião, em Estoril, com valor estimado em cinco mil reais.

A miniatura em escala 1:2 será relançada na próxima segunda-feira, dia 21. Essa produção pertence à Sid Special Paint e cada item estará disponível a venda sob demanda, sem limite de unidades. O preço é fixado em R$4.990,00. Além disso, serão fornecidos certificados de autenticidade e redomas acrílicas com base (largura: 18,5cm x comprimento: 15,5 cm x altura: 15cm).

A capacete produzido em 1985 simbolizou o nascimento de um ícone. Foi com ele que o mundo começou a perceber o que Ayrton Senna estava prestes a se tornar, lembra Stella Mosca, sócia-diretora da Sid Special Paint e neta de Sid Mosca – artista responsável pela criação do desenho usado por Senna até o fim de sua carreira. “Cada detalhe foi pensado para que os olhos sentissem, ao olhar na peça, a emoção desse primeiro momento da glória.”

LEIA TAMBÉM:

A capota de Senna na Lotus é verde e amarela, uma homenagem à bandeira brasileira. Ela foi uma das primeiras versões usadas na Fórmula 1. Além dele, Sid Mosca, falecido em 2011, também criou a pintura dos capacetes de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Rubens Barrichello entre outros.

No Grande Prêmio de Portugal em 1985, segunda etapa da temporada, Senna largou na posição mais avançada (pole position), sob uma chuva intensa no Circuito de Estoril. Por isso, o GP foi interrompido após 67 voltas devido à baixa visibilidade e condições ruins das pistas em Estoril. Além da primeira vitória, também marcou a primeira posição na largada (pole) do tricampeão mundial de Fórmula 1.

“O grande perigo era que as condições estavam mudando constantemente. Às vezes era difícil manter o automóvel em linha reta e a corrida deveria ter sido interrompida”, disse o piloto logo após sua vitória. “Quando estava perto de alguém, não conseguía ver nada”. Todos disseram: ‘Controle de carro fantástico’, mas foi somente sorte.”

Fonte: Futebol Interior

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.