Brasil

Ondas de até 3 metros e tempestades adicionais serão provocadas pelo avanço de uma frente fria no Sudeste, prevendo mais ressaca.


Ondas de até 3 metros e tempestades adicionais serão provocadas pelo avanço de uma frente fria no Sudeste, prevendo mais ressaca.
(Foto Reprodução da Internet)

O término da onda de calor intensa no Brasil que foi ocasionado pela frente fria, deve causar mais tempestades no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil nesta quinta-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nas últimas semanas.

O instituto colocou áreas de 10 estados e o Distrito Federal sob alerta laranja (perigo) de tempestade. Para esses locais, a previsão é de chuva de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h, com risco de queda de granizo. Veja estados afetados abaixo:

De Laguna (SC) a Arraial do Cabo (RJ), a faixa litorânea deve ter ressaca com ondas de até 3 metros, conforme o Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil. Um alerta laranja para ventos costeiros do Paraná até o sul da Bahia também foi emitido pelo Inmet.

A frente fria derrubou as temperaturas no Sudeste. Há um alerta amarelo (perigo potencial) para declínio de temperatura de até 5 °C para a faixa litorânea do Paraná até o Espírito Santo.

previsão do tempo para sp

São Paulo, por exemplo, não deve ter mais do que 20 °C registrados em seus termômetros ao longo desta quinta-feira. Não há previsão de chuva significativa para a capital paulista, no entanto. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, “são esperados apenas pontos isolados e ocasionais de chuviscos e chuva fraca”.

Na quarta-feira (27) à tarde, uma forte chuva atingiu a cidade, resultando em queda de granizo em sete localidades. Foi o que o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura comunicou. Uma queda aproximada de 14 °C na temperatura foi relatada pela Climatempo.

As regiões que tiveram queda de granizo foram:

Consolação, centro, às 15h10;Belém, Zona Leste, às 15h17;Mooca, Zona Leste, às 15h16;Vila Mariana, Zona Sudeste, às 15h20;Bras, Zona Leste, às 15h30;Vila Carrão, Zona Leste, às 15h33;Ermelino Matarazzo, Zona Leste, às 15h35.

O instituto divulgou que, às 14h, a temperatura em São Paulo estava em 36 °C e, após o período de chuva que se sucedeu das 15h20 até as 16h20, baixou para 22 °C, isso às 17h.

Vídeo: Chuva de granizo ocorre na cidade de SP e temperatura diminui após período de calor intenso

Cidade de SP tem chuva de granizo e queda na temperatura após onda de calor | CNN PRIME TIME data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”uXTvbkyt9OY”

FOTOS — Veja impactos das mudanças climáticas

Aumento das ocorrências de mudanças climáticas devido a ação do homem vem causando danos e eventos climáticos extremos

Agentes da Defesa Civil em ação conjunta com equipes de resgate no entorno das casas da Vila Sahy, em São Sebastião, após fortes chuvas em fevereiro de 2023

Trabalhadores usam máquinas para reabrir a galeria pluvial que foi afetada na rodovia Rio-Santos (SP-55), em São Sebastião, após fortes chuvas no litoral de São Paulo

Rastro de destruição causado pelas fortes chuvas, no bairro do Itatinga, região central de São Sebastião, em fevereiro de 2023

Incêndios no Canadá impactam em diversas regiões do mundo em julho de 2023

Fumaça ascendendo com incêndio em floresta no Quebec, Canadá

Floresta destruída pelo fogo na província de Nova Scotia, no Canadá

Fumaça de queimadas no Canadá afeta qualidade do ar na cidade de Nova York, no final de junho do ano corrente.

Região afetada pelo ciclone extratropical que atingiu o rio Grande do Sul em julho de 2023

Ciclone extratropical causou danos em casas e galpões no Rio Grande do Sul em julho de 2023

Imagem de destruição em Concórdia, em Santa Catarina, após passagem de ciclone em julho de 2023

Turistas se refrescam em uma fonte em frente ao Panteão em Roma, Itália, em 14 de julho de 2023; o continente europeu registrou recorde de calor.

Seca provocou queda nos níveis de reservatório de água na Inglaterra

Vista aérea mostra barco encalhado na represa La Boca devido a uma seca no norte do México, em Santiago

Caminhão passa por ponte em cima do reservatório de água Canelón Grande em meio a seca histórica no Uruguai, em maio de 2023.

Veículo submerso em via inundada devido a inundação no Kentucky

Homem observa seu carro preso na enchente no Kentucky, Estados Unidos

Um retrato aéreo de mais de 50 geleiras dos Alpes do Sul da Nova Zelândia é capturado por um projeto em uma época similar todos os anos para monitorar suas mudanças.

O rio Yamuna, que é um afluente do Ganges, alcançou o nível mais alto de toda a sua história, resultando em inundações em várias áreas.


🔥 Recomendado para voçê 🔥