ONG de pecuarista associada a fraude afirma que INSS representa apenas 11% da receita
28/04/2025 às 18h57

O pecuarista Carlos Roberto Ferreira Lopes, então presidente de uma das organizações envolvidas na fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmou que o INSS representa apenas 11% da receita total da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
A organização está sendo investigada no esquema bilionário que teria desviado recursos de aposentados sem o conhecimento destes. As apurações da Controladoria-Geral da União (CGU) apontam que a Conafer obteve aproximadamente R$ 688 milhões provenientes das remunerações de trabalhadores rurais e indígenas desde 2019.
Carlos Roberto Ferreira Lopes também possui uma empresa de reprodução bovina, a Concepto Vet, e uma loja de artesanato indígena denominada Jaguar Artes Indígenas, situada no saguão do Aeroporto Internacional de Brasília.
Em nota conjunta, a defesa de Carlos Lopes e da Conafer afirmou que a ONG possui 8 milhões de associados, que atendem em 4,5 municípios, “sem que as atividades pessoais [de Lopes] como pecuarista e produtor interfiram nas operações da entidade”.
LEIA TAMBÉM:
● Homem acusado de espancar namorada e exigir foto nua tem pena de 1 ano de prisão
● Revolta em unidades de saúde e hospitais evidencia a escassez de pediatras
● No Distrito Federal, 61% das pessoas não autorizaram a doação de órgãos de parentes
Em relação às questões envolvendo a presidência do INSS, a Conafer observa o desdobramento do inquérito com serenidade. É importante ressaltar que a receita do INSS representa apenas 11% do total da entidade.
A nota também aponta que a Jaguar Artes Indígenas visa evidenciar e promover peças produzidas em comunidades. Carlos Lopes, originário de Minas Gerais, possui registros de residências no Distrito Federal e em São Paulo. Na capital, constam dois endereços do pecuarista no Recanto das Emas e dois no Jardim Botânico. Em São Paulo, ele possui um apartamento no bairro de Moema.
Diante da Conafer, o empresário viajou à África para conduzir as atividades da ONG. Uma publicação de fevereiro de 2024 no site da organização comemora os primeiros 53 agrofamiliares filiados, em Ruanda, no Congo, no Burundi, no sul do Sudão, em Uganda e na Tanzânia.
Além desses negócios, Carlos Roberto é proprietário da empresa Concepto Vet, que atua na área de reprodução bovina.
O que ocorreu.
Programa previdenciário
A Conafer lança o Programa +Previdência Brasil no site da confederação, com o objetivo de disseminar informações sobre a educação previdenciária e o INSS Digital. As ações incluem cursos sobre benefícios, para auxiliar os interessados a reivindicarem seus direitos.
O site informa que não há custo para esse processo. As associadas não receberão remuneração proveniente do INSS nem dos usuários pela execução do serviço, não sendo impedidas de cobrar a mensalidade associativa do beneficiário do serviço.
A investigação da CGU revelou que a situação não era como a Conafer apresentava. Os auditores ouviram 56 pessoas, em 16 unidades da Federação, que tiveram descontos realizados pela confederação. Nenhuma das vítimas havia autorizado o repasse.
A controladoria informou que 621.094 aposentados sofreram descontos em seus pagamentos referentes à Conafer somente no primeiro trimestre de 2024.
Fonte: Metrópoles