OpenAI apresenta “modo estudo” no ChatGPT

Novo recurso prioriza aprendizado progressivo “em vez de soluções imediatas”; está disponível nos planos free, plus, pro e team.

29/07/2025 18h04

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A OpenAI lançou, nesta 3ª feira (29.jul.2025), o “Modo Estudo” para seu assistente de inteligência artificial, o ChatGPT. A empresa afirma que ele promove o aprendizado gradual em vez de fornecer respostas diretas aos usuários. A nova funcionalidade já está disponível para os planos Free, Plus, Pro e Team. Confira o anúncio oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa demonstrou o modo como uma experiência de aprendizado que auxilia na resolução de problemas em etapas, em vez de simplesmente fornecer respostas. Afirmou que o recurso foi criado para mudar o uso da IA na educação, utilizando uma abordagem interativa que visa promover o pensamento crítico e a compreensão aprofundada dos assuntos.

O Modo Estudo estimula o pensamento crítico sobre o assunto, em vez de realizar o trabalho para os alunos. Recursos como este representam um avanço positivo no uso eficiente da IA na aprendizagem. Mesmo na era da IA, a melhor aprendizagem acontece quando os alunos demonstram entusiasmo e envolvimento com o conteúdo das aulas, conforme declarado pelo diretor sênior de programas de IA da Common Sense Media, Robbie Torney.

LEIA TAMBÉM:

A programação incorpora princípios pedagógicos fundamentados em pesquisas científicas, abrangendo a participação ativa, o controle da carga cognitiva e o desenvolvimento da metacognição – o processo de perceber, compreender e regular como se aprende, pensa e resolve problemas.

O Modo Estudo oferece comandos interativos com questionamento socrático, respostas com conteúdo progressivo estruturadas em seções, suporte individualizado ajustado ao nível do usuário, avaliações para monitorar a retenção do aprendizado e a possibilidade de ativar ou desativar o modo em tempo real durante as conversas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os usuários devem selecionar a opção “estudar e aprender” nas ferramentas disponíveis na plataforma e, em seguida, formular suas perguntas.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.