OpenAI instalará seu primeiro data center na Europa
A instalação “Stargate Norway” será estabelecida na Noruega, utilizando energia renovável e até 100 mil GPUs até o final de 2026.

A OpenAI planeja construir seu primeiro data center na Europa. A instalação, denominada Stargate Norway, tem início de operação previsto para o final de 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31.jul.2025). A empresa desenvolverá o projeto em colaboração com o provedor britânico de infraestrutura de nuvem para IA Nscale e a empresa norueguesa de infraestrutura energética Aker. A instalação ficará próxima à cidade de Narvik, no norte da Noruega.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Nscale e a Aker investirão aproximadamente US$ 1 bilhão em cada na primeira fase do projeto, que terá uma capacidade de 20 MW. A OpenAI fornecerá inicialmente 230 MW, com previsão de expansão para 290 MW, utilizando 100 mil GPUs da Nvidia até o final de 2026.
A região de Narvik foi selecionada devido ao seu acesso à energia hidrelétrica, ao clima frio e à “base industrial madura”, conforme apontado pela OpenAI.
LEIA TAMBÉM:
● Corinthians e Nike estendem parceria até o ano de 2035
● Lula recebe em audiência descendente de Fidel Castro no Palácio do Planalto
● O aplicativo X é o mais baixado na categoria de notícias na App Store no Brasil
A instalação funcionará totalmente com energia renovável e deve incorporar resfriamento líquido de circuito fechado direto ao chip para assegurar máxima eficiência de resfriamento. Além disso, foi adicionado que o calor excedente dos sistemas de GPU será disponibilizado para apoiar empresas de baixo carbono na região.
O anúncio do Stargate Norway ocorre seis meses após a OpenAI revelar planos de investir US$ 500 bilhões em 10 gigawatts de infraestrutura de IA nos EUA nos próximos quatro anos, em parceria com a Oracle e o SoftBank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto ocorre no momento em que a Europa busca desenvolver sua soberania em IA e aumentar os investimentos em infraestrutura computacional. Em abril de 2025, a UE (União Europeia) apresentou o plano de investimentos no setor, com o objetivo de criar 13 fábricas de IA. O bloco definiu 20 bilhões de euros como aporte inicial.
Fonte por: Poder 360