IA Corporativa: OpenAI Lidera, Mas a Concorrência Cresce
Os serviços da OpenAI continuam sendo a escolha principal para uso corporativo, mas a disputa pela liderança no mercado de inteligência artificial está ficando cada vez mais acirrada. As informações são do CIO Survey, um estudo realizado com 100 líderes e executivos de grandes empresas do ranking Global 2000 da Forbes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O levantamento revela que 78% das empresas consultadas utilizam diariamente os serviços da OpenAI para diversas tarefas de produção.
Gemini e a Nova Concorrência
O Google, com o Gemini, ocupa o segundo lugar como favorito entre algumas das empresas mais valiosas do mundo. No entanto, a companhia que chamou a atenção dos executivos e já alcançou a posição do Google em termos de presença na carteira de empresas é a Anthropic.
LEIA TAMBÉM!
A empresa foi escolhida por 44% dos líderes consultados na pesquisa, especialmente para agilizar o desenvolvimento de software e a análise de dados.
Foco em Precisão e Eficiência
A Anthropic também se destaca pela busca por precisão de informações. Mais da metade dos clientes da empresa utilizam modelos avançados para obter melhores resultados. Além disso, a empresa oferece funcionalidades como gerenciamento de recursos internos, um chatbot para responder a dúvidas gerais e a automação de tarefas diárias.
Em todas essas áreas, os serviços da OpenAI ainda são os mais procurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Surpresa no Mercado
O estudo aponta que as próprias empresas que vendem serviços de IA não esperavam tamanha procura pelas ferramentas em um curto período de tempo. A confiança das companhias interessadas em modelos generativos também cresceu, mesmo em um momento em que há uma busca por modelos de código fechado.
Investimentos em modelos como o do Google, classificados como Large Language Model (LLM), ultrapassaram US$ 7 milhões por empresas ao redor do mundo.
Diversificação de Modelos
Embora a OpenAI ainda domine o mercado com 53% da divisão da carteira para 2026, as empresas estão começando a diversificar seus modelos de IA. Dados da Ypit indicam que a porcentagem de empresas que utilizam tanto o ChatGPT quanto a Anthropic já supera 50%.
Essa tendência sugere que a busca por soluções personalizadas e eficientes se tornará ainda mais relevante no futuro.
