O Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ratificou a declaração de emergência de saúde pública de importância internacional para o surto de mpox. A decisão foi divulgada na segunda-feira (9.jun.2025), após a recomendação do Comitê de Emergência do RSI (Regulamento Sanitário Internacional).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As medidas temporárias continuam válidas até 20 de agosto de 2025. Após análise do Comitê de Emergência, os especialistas determinaram que o surto ainda cumpre os critérios para ser considerado uma emergência internacional.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
A Organização Mundial da Saúde seguiu a orientação do Comitê, que propôs a ampliação da emergência internacional. As recomendações impactam áreas que apresentam a disseminação do vírus da mpox, sobretudo aquelas com transmissão comunitária persistente, grupos de casos ou casos esporádicos associados a viagens do clado Ib do MPXV.
De acordo com dados da OMS, até 1º de junho de 2025, foram identificados 18.920 casos laboratoriais de mpox nos países da África. Durante o mesmo período, o continente contabilizou aproximadamente 76 mortes em laboratório associadas à doença.
Fonte por: Poder 360
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE