Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Organizações de direita preveem manifestação em apoio a Lula após campanha com críticas a Trump

Organizações de direita preveem manifestação em apoio a Lula após campanha com críticas a Trump

A divulgação de campanhas contra o aumento tarifário fortalece o engajamento da base petista, que exibe as cores verde e amarelo em um evento do partido…

Por: Redação ZéNewsAi

02/08/2025 13:55

6 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Vermelho, branco, azul, verde e amarelo foram as cores mais vistas no sábado (2.ago.2025) no 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília. A campanha de resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao tarifário imposto ao Brasil por Donald Trump (republicano) impulsionou que o evento da militância petista tivesse elementos patrióticos que ficaram comumente associados a manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As frases “Brasil soberano” e “Brasil dos brasileiros” estampavam bonés azuis, verdes, amarelos, brancos e vermelhos.

As palavras foram selecionadas sem aleatoriedade. Constam nas campanhas do PT e do governo Lula para responder às medidas anunciadas por Trump e suas declarações sobre o Brasil, incluindo o pedido para que cessasse a “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O Planalto determinou que a palavra “soberania” seria um dos pilares das comunicações nas campanhas sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Em 13 de julho, dois dias após o anúncio da tarifação pelos norte-americanos, Lula utilizou uma camiseta com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.

O boné foi desenvolvido pelo ministro Alexandre Padilha em reação ao slogan “Make America Great Again” de Trump. Colaboradores de Lula iniciaram o uso do acessório durante a eleição para o Senado, em 1º de fevereiro.

No auditório, na Área Central de Brasília, selecionado pelo PT para reunir seus cerca de 1.000 delegados de todo o país, os bonés fizeram sucesso. Normalmente, eles carregavam a hashtag “semAnistia” nas laterais. Os militantes estão na capital federal para definir quais conceitos e diretrizes orientarão a sigla nos próximos anos.

Dirceu Tietado

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, um dos momentos mais comentados do evento, declarou ao Poder360 que o encontro abordou a agenda da soberania devido às ações dos Estados Unidos.

A soberania nacional foi atacada, a independência do Poder Judiciário brasileiro foi atacada e é hora de unir o Brasil em torno do governo do presidente Lula. Defender o Estado Democrático de Direito, defender a soberania nacional. Então, o encontro, evidentemente, se voltou para essa agenda da tarifação, para a agenda da não anistia.

Uma observação frequente entre os participantes do evento era sobre como o governo utilizou o discurso do fator Trump para explorar temas como nacionalismo e soberania, o que reacendeu a militância, que retomou a adesão a essas pautas, que nos últimos anos haviam sido restritas à direita.

A defesa do Brasil soberano sempre foi da esquerda, não da direita no Brasil. Historicamente, a esquerda sempre defendeu o nacionalismo, a industrialização do Brasil, a democracia, o acesso à terra e a distribuição dela.

A delegada do Piauí, Melissa Macedo, de 27 anos, afirmou que as ações de marketing do governo e do PT nas redes sociais influenciaram a base de apoio do Partido dos Trabalhadores.

“Foi muito animador, pois nós retomamos para nós o verdadeiro patriotismo que havia se perdido e que outro grupo havia distorcido. E agora nós retomamos para nós como verdade e esse é o verdadeiro patriotismo, a soberania brasileira. Dá um ânimo para nossa eleição, para nós enquanto petistas e brasileiros”.

Vestindo um boné azul, semelhante ao usado por Lula em eventos pelo país, com a inscrição “Brasil dos Brasileiros”, Angelo Raniere, 38 anos, de Pernambuco, afirmou que a injeção de ânimo reflete não só na militância que, segundo ele, já é sempre aguerrida, mas também na população de forma mais ampla.

O Brasil se destaca nas batalhas em defesa da soberania, já houve um momento do petróleo é nosso e agora a população brasileira, a militância, reagiu de forma intensa a essas sanções do presidente Trump e, realmente, espelha o sentimento do patriotismo genuíno.

Com base na mais recente pesquisa da PoderData, as taxas de aprovação do governo apresentaram uma melhora discreta. Entre maio e julho, os valores oscilaram de forma positiva para o petista, aproveitando o debate sobre a soberania após a privatização.

Uma pesquisa do PoderData, realizada entre 26 e 28 de julho, aponta que o governo é atualmente desaprovado por 53% dos eleitores. A taxa apresentou queda de 3 pontos percentuais em dois meses. Paralelamente, a aprovação foi de 39% para 42%. A diferença entre as taxas positiva e negativa diminuiu de 17 pontos percentuais para 11 pontos percentuais.

O estudo também revelou que 46% dos eleitores consideram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família responsáveis pelas tarifas impostas pelo presidente dos EUA. Adicionalmente, 32% atribuem a responsabilidade pela sobretaxa a Lula. Estes percentuais correspondem aos 74% de eleitores que manifestaram conhecimento das novas taxas.

Bandeira nacional

Após a implementação da tarifa, Lula tem utilizado a bandeira verde e amarela em manifestações em favor do Brasil, buscando dissociar o símbolo do bolsonarismo. É a retomada de um movimento ocorrido em 2022, após a vitória eleitoral, em que o petista afirmava que os brasileiros eram os únicos donos da bandeira nacional. Agora, repete as mesmas frases.

Em 25 de julho, durante o lançamento de novos projetos do PAC em Osasco, Lula reuniu seus ministros presentes no palco para uma foto segurando a bandeira brasileira, buscando dissociar o símbolo do bolsonarismo. É a retomada de um movimento ocorrido em 2022, após a vitória eleitoral, em que o petista afirmava que os brasileiros eram os únicos donos da bandeira nacional. Agora, repete as mesmas frases.

O movimento repercutiu no encontro do PT neste sábado (2.ago).

A secretária de relações internacionais do PT nacional, Joseane Borges, 41 anos, do Piauí, se destacava nos corredores do evento. Utilizava um macacão amarelo, com um blazer verde oliva. Segundo ela, o visual foi intencional para representar a luta pela recuperação da bandeira como um símbolo da população.

“Como líder natural do movimento LGBT, que é o movimento que mais sofre com a dor e a delícia de ser o que é por toda essa junção de gente bolsonarista que vem lutando para massacrar o nosso povo. Nós estamos aqui na luta, sim, para recuperar as cores da bandeira do Brasil, que é nossa”, afirmou.

O congresso nacional do Partido dos Trabalhadores iniciou-se na sexta-feira passada (1º de agosto) e prossegue até domingo (3 de agosto), ocasião em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está previsto para participar de um evento com o presidente da sigla, Edinho Silva.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
bandeiraBrasilLulanacionalismosoberania
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!