Os brasileiros vão passar a noite no Egito antes de voltar para o Brasil
12/11/2023 às 9h36
Os 32 brasileiros e seus familiares saíram da Faixa de Gaza hoje e vão passar a noite na cidade de Al-Arish, no Egito, que fica a 53 quilômetros da passagem de Rafah. A Embaixada brasileira no Egito providenciou um abrigo para que o grupo possa comer e descansar antes de continuar a viagem de volta ao Brasil amanhã.
O plano inicial é que avião da Força Aérea Brasileira (FAB) seja autorizado a pousar no aeroporto de Al-Arish para buscar os brasileiros. A Embaixada do Brasil no Egjto, neste momento, aguarda a permissão e faz os trâmites finais para a repatriação do grupo.
Depois de sair de Gaza, os brasileiros receberam boas-vindas da equipe da embaixada brasileira no Egito.
Saiba também: Brasileiros conseguem ir embora da Faixa de Gaza para o Brasil
O grupo terá uma médica e uma psicóloga da FAB para acompanhá-los. Segundo informações, muitos dos participantes estão enfraquecidos e com anemia. O grupo inicialmente tinha 34 pessoas, mas duas delas, uma mãe e uma filha, desistiram de última hora por motivos pessoais.
Os brasileiros estavam em duas cidades do sul de Gaza: Rafah e Khan Yunis.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
O voo com os repatriados está previsto para pousar na Base Aérea de Brasília, onde os repatriados serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula de Silva.
O grupo vai ficar duas noites em um alojamento da FAB em Brasília.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública é responsável por cuidar do grupo. As pessoas que não têm família no Brasil serão levadas para um abrigo em São Paulo.