Os casos de dengue em Anápolis (GO) diminuíram 65%
06/11/2023 às 14h48
Goiânia – O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, a 55 km da capital goiana, mostra que foram registradas 8.921 notificações de casos de dengue, sendo 828 confirmadas e 8.014 descartadas, entre 1º de janeiro e 21 de outubro deste ano. Isso representa uma queda de 65,50% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os números mostram que há menos casos do que antes, o que é encorajador. No entanto, isso não significa que devemos relaxar. Pelo contrário, é importante aproveitar essa redução para eliminar os focos em nossa cidade. Devemos agir agora, pois o período chuvoso está chegando e isso favorece a multiplicação do mosquito Aedes aegypti. Esta informação foi dada por Patrícia Godói, gerente de Endemias.
A diminuição de notificações é atribuída ao trabalho contínuo dos agentes de endemias, que percorrem toda a cidade nesse combate aos focos do vetor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Segundo Patrícia, além de eliminar esses criadouros, os agentes atuam diretamente na orientação à comunidade para evitar ambientes adequados à proliferação.
A gerente de Endemias aproveita para informar sobre a intensificação deste trabalho devido às mudanças climáticas, já previstas, com visitas e manejos nos bairros que apresentam maior incidência. “Nosso trabalho não para, mas o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor é uma via de mão dupla. É fundamental o apoio e conscientização da população”, destaca Patrícia Godói.
Manejos em Anápolis
Para realizar o trabalho de manejo e visitas em locais com maior número de notificações, foi elaborado um cronograma. O documento consta a quantidade de dias de trabalho na região e o número de agendes necessários, cuja média é entre 35 a 45 pessoas, dependendo do tamanho do bairro.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Devido à quantidade e tamanho das ocorrências, o Bairro de Lourdes será visitado diariamente. Também há equipes designadas para o Maracanã, Jardim Esperança e Industrial Munir Calixto nas segundas (6) e terças (7).
No dia 8, na quarta-feira, as equipes trabalharão nos locais São Lourenço, Bairro São João, Vila Esperança e distrito de Souzânia. Na quinta-feira, dia 9, os agentes irão para o Bom Sucesso, Itamaraty e Polocentro. E no dia 10, sexta-feira, haverá repetição do trabalho no Bairro de Lourdes, Bom Sucesso e Itamaraty, adicionando também o Jardim Primavera e Vivian Parque.
Segundo a Prefeitura de Anápolis, um comunicado foi emitido.