Brasil

Os casos de dengue em Anápolis (GO) diminuíram 65%


Os casos de dengue em Anápolis (GO) diminuíram 65%
(Foto Reprodução da Internet)

Goiânia – O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, a 55 km da capital goiana, mostra que foram registradas 8.921 notificações de casos de dengue, sendo 828 confirmadas e 8.014 descartadas, entre 1º de janeiro e 21 de outubro deste ano. Isso representa uma queda de 65,50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números mostram que há menos casos do que antes, o que é encorajador. No entanto, isso não significa que devemos relaxar. Pelo contrário, é importante aproveitar essa redução para eliminar os focos em nossa cidade. Devemos agir agora, pois o período chuvoso está chegando e isso favorece a multiplicação do mosquito Aedes aegypti. Esta informação foi dada por Patrícia Godói, gerente de Endemias.

Continua depois da publicidade

A diminuição de notificações é atribuída ao trabalho contínuo dos agentes de endemias, que percorrem toda a cidade nesse combate aos focos do vetor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Segundo Patrícia, além de eliminar esses criadouros, os agentes atuam diretamente na orientação à comunidade para evitar ambientes adequados à proliferação.

A gerente de Endemias aproveita para informar sobre a intensificação deste trabalho devido às mudanças climáticas, já previstas, com visitas e manejos nos bairros que apresentam maior incidência. “Nosso trabalho não para, mas o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor é uma via de mão dupla. É fundamental o apoio e conscientização da população”, destaca Patrícia Godói.

Continua depois da publicidade

Manejos em Anápolis

Para realizar o trabalho de manejo e visitas em locais com maior número de notificações, foi elaborado um cronograma. O documento consta a quantidade de dias de trabalho na região e o número de agendes necessários, cuja média é entre 35 a 45 pessoas, dependendo do tamanho do bairro.

Devido à quantidade e tamanho das ocorrências, o Bairro de Lourdes será visitado diariamente. Também há equipes designadas para o Maracanã, Jardim Esperança e Industrial Munir Calixto nas segundas (6) e terças (7).

No dia 8, na quarta-feira, as equipes trabalharão nos locais São Lourenço, Bairro São João, Vila Esperança e distrito de Souzânia. Na quinta-feira, dia 9, os agentes irão para o Bom Sucesso, Itamaraty e Polocentro. E no dia 10, sexta-feira, haverá repetição do trabalho no Bairro de Lourdes, Bom Sucesso e Itamaraty, adicionando também o Jardim Primavera e Vivian Parque.

Segundo a Prefeitura de Anápolis, um comunicado foi emitido.


🔥 Recomendado para voçê 🔥