Internacional

Os EUA dizem que Israel planeja reduzir os ataques aéreos e aumentar a ação terrestre em Gaza.


Os EUA dizem que Israel planeja reduzir os ataques aéreos e aumentar a ação terrestre em Gaza.
(Foto Reprodução da Internet)

As autoridades dos Estados Unidos estão prevendo que Israel iniciará em breve uma nova fase de seu conflito com o Hamas. Nessa fase, Israel reduzirá seus ataques aéreos e se concentrará em uma estratégia terrestre mais específica.

Conforme a ajuda humanitária segue sendo fornecida na Faixa de Gaza, o Governo de Joe Biden deseja que a operação aérea de Israel diminua em relação ao que foi observado, segundo um importante funcionário do Governo que falou na sexta-feira (3).

Continua depois da publicidade

A administração antecipou haverá um “foco mais tático na operação terrestre” que visa limpar a vasta rede de complexos de túneis subterrâneos onde o Hamas opera, disse o funcionário.

Os EUA afirmaram que a administração tem sido “muito direta sobre as decisões em tempo de guerra e sendo deliberada e fazendo perguntas difíceis” nas discussões com Israel, mesmo que os militares israelenses tenham atraído críticas internacionais sobre o ataque ao Campo de Refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza.

Continua depois da publicidade

Quando questionado sobre quando a equipe de Biden pedirá um cessar-fogo, algo que eles têm evitado até agora, o funcionário disse que, devido à gravidade e à natureza dos ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro, um cessar-fogo não é a melhor opção.

“Um grupo terrorista faz 200 reféns e mata 1.400 pessoas e está escondido sob túneis, incluindo os líderes – cessar-fogo não é realmente a palavra a ser usada”, disse o funcionário.

O responsável reiterou que os EUA estão apelando ativamente a Israel para que decrete as chamadas “pausas humanitárias” e que estão ressaltando a Israel que, embora tenha o direito de se defender, deve aderir às leis humanitárias internacionais.

Na verdade, acredito que um cessar-fogo só acontecerá se os israelenses se sentirem confiantes de que isso não voltará a acontecer.


🔥 Recomendado para voçê 🔥