O ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã, anunciado neste sábado (21.jun.2025), foi precedido pela decolagem de bombardeiros B-2 de uma base militar do Estado de Missouri.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas aeronaves, que evadem radares, podem transportar um tipo de arma autônoma capaz de penetrar e destruir alvos em bunkers a dezenas de metros de profundidade: a bomba GBU-57 A/B MOP.
A GBU-57 A/B possui 14 toneladas e 6 metros de comprimento. A sigla MOP, em tradução livre, significa penetrador massivo de artilharia. Ela atinge profundidades de até 60 metros. É uma das armas não-nucleares mais potentes disponíveis, com um custo estimado de US$ 3,5 milhões por unidade.
LEIA TAMBÉM!
Israel iniciou operações militares no Irã em 13 de junho. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que busca destruir instalações nucleares utilizadas pelo país persa para a construção de uma arma atômica.
As operações conseguiram atingir alguns dos alvos, porém um deles, em especial, é bastante protegido. Trata-se do complexo nuclear de Fordo, localizado a aproximadamente 95 km da capital Teerã.
O Irã anunciou publicamente sua existência em 2009. Localiza-se em um declive montanhoso, com dezenas de metros de profundidade. Por isso, Israel solicitou assistência aos EUA, devido à falta de armamento capaz de perfurar o solo na extensão atingida pela GBU-57 A/B.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360