Brasil

Os gabaritos oficiais do Enem sairão na terça-feira (14/11)


Os gabaritos oficiais do Enem sairão na terça-feira (14/11)
(Foto Reprodução da Internet)

O ministro Camilo Santana da Educação disse hoje que os gabaritos das provas do Enem serão divulgados nesta terça-feira.

Inicialmente, a previsão era de que o resultados das questões fosse divulgado apenas em 24 de novembro.

O ministro anunciou que o Inep vai antecipar a divulgação do gabarito oficial das provas do dia 5 e do dia 12 para por volta das 19h.

O Enem finalizou a última etapa do ano neste domingo. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos nesta edição, 38,1 mil deles tendo solicitado atendimento especializado.

Mais de 2,6 milhões de alunos, o que representa mais de 68% dos inscritos, compareceram no segundo dia de prova, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) hoje à noite.

No segundo dia do Enem deste ano, houve mais estudantes faltando às provas em comparação ao ano passado. Em 2023, um total de 1,2 milhão de alunos não compareceu, o que representa um aumento de 139 mil em relação a 2022.

No total, estudantes de 1.750 cidades fizeram o exame em 9,3 mil lugares. No segundo dia, 2.217 candidatos foram eliminados e 859 tiveram problemas logísticos.

Reavenstimento

Se os participantes tiverem problemas de logística durante a aplicação das provas ou adoecerem com uma das doenças listadas no edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame, eles podem pedir para fazer a prova novamente.

O período para pedir a reaplicação da prova começa amanhã, segunda-feira (13/11), e vai até sexta-feira (17/11). Os candidatos devem fazer a solicitação através da Página do Participante do Enem.

As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Enem tem como objetivo a avalição do desempenho estudantil, e possibilita o ingresso em diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de ser usado como critério de seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni).

O exame iniciou em 1998 e as provas são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que está ligado ao Ministério da Educação (MEC).

No domingo (12/11), a prova avaliou conhecimentos em ciências da natureza e exatas. Foram 90 questões no total.

No domingo passado (5/11), o exame incluiu as áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação que abordou o tema “Desafios para resolver o problema da falta de reconhecimento do trabalho de cuidado feito pelas mulheres no Brasil”.


🔥 Recomendado para voçê 🔥