O relator da Proposta de Emenda Constitucional sobre Segurança na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Mendonça Filho (União-PE), convidou sete governadores para debater a proposta, sendo a maioria deles contrários ao governo Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eduardo Leite, Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro e Ronaldo Caiado são considerados governadores de orientação liberal.
Aliados do governo foram convocados: Jerônimo Rodrigues, Raquel Lyra e Hélder Barbalho. A oposição obteve uma pontuação de 4 a 3.
No pedido, Mendonça afirma que os nomes selecionados visam garantir representatividade a todas as regiões brasileiras, além de refletir a diversidade de partidos políticos.
LEIA TAMBÉM!
Ele também explica que convidou dois governadores da região Nordeste e dois da região Sudeste devido a concentrações populacionais maiores em comparação com as demais.
“Considerando as significativas alterações propostas, é imprescindível que sejam ouvidos governadores que representem as regiões brasileiras e o pluripartidarismo do nosso sistema, uma vez que estes gestores serão os mais impactados pelas reformas em debate.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governo discute com o responsável pela matéria.
Segundo a reportagem, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, aprovou a indicação de Mendonça Filho como relator, mesmo com o deputado sendo adversário do governo Lula.
A avaliação do ministro Ricardo Lewandowski é que o deputado possui experiência e boa relação com o chefe da pasta e com outros integrantes do ministério.
Ainda segundo aliados do ministro, o fato de Mendonça Filho ter sido um dos ministros do governo de Michel Temer (MDB) também é um ponto positivo que favorece o deputado.
Fonte: Metrópoles