Governo confirma novo valor para beneficiários do Bolsa Família porém nem todos vão receber; Saiba você se tem direito
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra os programas sociais do governo federal, finalizou nesta semana os pagamentos de setembro do novo Programa Bolsa Família, e a partir da próxima semana já deve começar a preparar a próxima rodada de repasses, que acontece na segunda quinzena de outubro.
A informação para a futura rodada de transações confirmada pelo governo federal indica que as famílias receberão um montante adicional em outubro que aumentará o valor final obtido. No entanto, apenas seis milhões dos mais de 21 milhões de favorecidos pelo recente esquema de transferência de renda terão a chance de ter o montante adicional.
O valor extra mencionado se deve ao benefício do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Este Programa realiza seus pagamentos bimestralmente e somente em meses pares, portanto, não ocorreram repasses do benefício em setembro, mas acontecerão em outubro. Conforme as diretrizes do programa, no mínimo 40 milhões de famílias deveriam ser beneficiadas, contudo, somente seis milhões são.
A regulamentação do programa de transferência de renda para a compra do botijão de gás de cozinha abrange como possíveis beneficiários todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal que tenham apresentado renda familiar mensal de até R$660 por pessoa. Isto representa um total de 40 milhões de famílias, das quais mais de 21 milhões são beneficiárias do novo Programa Bolsa Família.
O valor extra será recebido por quem?
Entretanto, apenas permite que seis milhões de famílias sejam atendidas a cada rodada, que ocorre bimestralmente, os recursos financeiros que o Ministério do Desenvolvimento Social recebeu para efetuar os pagamentos do Auxílio Gás em 2023. Como mencionado pelo Noticias Concursos, foi criado um modelo de prioridade, por essa razão, pelo governo. Nesse sistema, são selecionadas seis milhões de famílias que recebem os valores, sendo que a maior parte é também beneficiária do Bolsa Família.