Claudia Meireles

Ovos mexidos: receita é um aliado poderoso para o cérebro e os olhos

O caldo de ovos está presente na memória afetiva de muitas famílias brasileiras, transitando por gerações como símbolo de conforto e nutrição. Popular no interior do Brasil e em culturas asiáticas, a receita de preparo rápido – na qual os ovos são incorporados a um caldo quente, formando fios ou texturas cremosas – atrai a atenção de especialistas em saúde por conta de seus benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para compreender como o caldo feito à base de ovos pode beneficiar a saúde, a coluna Claudia Meireles entrevistou a nutricionista Sabina Donadelli. A profissional explicou que a receita, preparada com ingredientes naturais e de boa qualidade, exerce um efeito positivo sobre diversos órgãos do corpo humano.

Ele une a alta concentração de proteína do ovo com os nutrientes dos caldos naturais – como ossos, legumes e temperos –, promovendo a saciedade, fornecendo vitaminas essenciais e auxiliando, inclusive, no emagrecimento e no equilíbrio metabólico.

O consumo regular de caldo de ovos contribui para a saúde do cérebro e dos olhos, devido à presença de antioxidantes como a luteína e a zeaxantina.

LEIA TAMBÉM!

Sabina destaca que, devido à presença de vitaminas A, D, E, além de zinco e selênio, o ovo fornece todos os nutrientes essenciais para a regulação imunológica.

Ovos mexidos é uma opção de receita com baixo teor de carboidratos.

A nutricionista indica que a base do caldo pode ser feita com legumes, frango ou leite, engrossado com farinha de mandioca ou amido de milho. Ela sugere as versões que podem ser incorporadas em dietas low carb, cetogênicas ou hiperproteicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O engrossamento é realizado com vegetais amassados, como abobrinha e couve-flor, elevando o teor de fibras e diminuindo o de carboidratos, aconselha Sabina.

A especialista ainda aponta que, quando o caldo de ovos é combinado com um osso devidamente preparado, que fornece colágeno, aminoácidos e minerais, ele se transforma em uma fórmula natural para indivíduos que buscam hipertrofia ou recuperação física.

O ovo, principalmente a gema, é rico em nutrientes que atuam diretamente na regulação do sistema imunológico, incluindo a vitamina A, D, E, zinco e selênio. Quando combinado com um caldo de ossos bem preparado – que contém colágeno, aminoácidos e minerais –, o efeito é ainda mais potente.

Adicionalmente, Sabina aponta que a presença de colágeno e glutamina, quando utilizada em conjunto com o caldo ósseo, auxilia na recuperação dos tecidos e na saúde intestinal.

Nutricionista afirma que a refeição é benéfica em qualquer fase da vida.

Quanto à recomendação, Sabina afirma que o caldo de ovos é seguro para todas as idades, desde que seja preparado com alimentos naturais e isento de aditivos artificiais. Para os jovens, representa uma forma excelente de introduzir proteínas e nutrientes essenciais de maneira leve. Já para os idosos, auxilia na manutenção da massa muscular e oferece uma refeição de fácil digestão.

A receita é geralmente segura, contudo, indivíduos com alergia ao ovo ou intolerância devem evitar o seu consumo. É preciso também observar o uso de caldos industrializados.

Eles frequentemente apresentam alto teor de sódio, glutamato monossódico e conservantes que não são benéficos para a saúde. O ideal é preparar o caldo em casa, utilizando ingredientes frescos, recomenda a especialista.

Apesar das recomendações, Sabina avalia que o caldo de ovos, assim como as sopas, reúne uma potência nutricional em um prato quente. “Sopa é sempre uma boa ideia — depende do que você coloca dentro”. Quando feita com ingredientes naturais, o caldo de ovos pode ser um verdadeiro “abraço” nutritivo: sacia, nutre e ainda cuida da sua saúde de dentro para fora, conclui.

Para obter mais informações, acesse o perfil Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile