Ozzy Osbourne, um dos fundadores do heavy metal, faleceu aos 76 anos
Músico lutava contra o Mal de Parkinson por seis anos; em 5 de julho, realizou um show de encerramento com o Black Sabbath.

O vocalista lendário da banda Black Sabbath, Ozzy Osbourne, faleceu na terça-feira (22), aos 76 anos. Há seis anos, o artista foi diagnosticado com Mal de Parkinson e, ao longo dos últimos anos, sua condição de saúde foi se deteriorando progressivamente. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A família comunicou oficialmente o falecimento de Ozzy: “com uma tristeza que palavras não conseguem expressar que informamos que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu nesta manhã. Ele estava com a família, cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”
John Michael “Ozzy” Osbourne nasceu em 3 de dezembro de 1948, em Birmingham, na Inglaterra, em uma família humilde e com muitos filhos, e, segundo ele, enfrentou diversas dificuldades financeiras. Posteriormente, tornou-se ídolo de várias gerações do rock.
LEIA TAMBÉM:
● Mais de 958 mil famílias deixaram o programa Bolsa Família, superando a situação de pobreza
● Impeachment de Moraes é tentativa de “pautar debate” para 2026, afirma analista
● MST exige explicações do Incra e do MDA em relação à estrutura física, ensino e políticas voltadas para mulheres em áreas de assentamento
Ozzy, conhecido como “Príncipe das Trevas”, foi uma figura central na história do heavy metal e fez história no gênero, tanto como vocalista do Black Sabbath até o final dos anos 1970, quanto em sua carreira solo.
Considerado um precursor de clássicos como Paranoid, Iron Man e outros grandes sucessos, Ozzy sempre negou o título de “pai” ou “fundador” do heavy metal. Segundo ele, o gênero evoluiu ao longo do tempo e com a influência de diversas bandas. Em entrevista ao site especializado Loundersound, ele declarou ter sido influenciado por The Who, Led Zeppelin, The Kinks. “Quando ouvi ‘You Really Got Me’ [música do The Kinks de 1964], comprei o single e ouvi até morrer. Eu não conseguia parar de ouvir”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2020, Paul McCartney revelou ao New Music Express que, ao ouvir She Loves You, aos 15 anos, decidiu que queria se dedicar à música. “Sou um grande fã dos Beatles, e, quando conheci Paul McCartney, foi como conhecer Jesus Cristo”, contou em um episódio do The Osbourne Podcast, no ano passado. “Ele era um homem muito legal. E quando eu consegui um Grammy, ele foi atrás do meu produtor para me parabenizar. Isso foi muito, muito especial.”
Nos últimos anos, lidou com o Parkinson e outros problemas de saúde. Em 5 de julho de 2025, reencontrou o Black Sabbath para realizar um show de despedida em Birmingham.
Ozzy estava casado há mais de 40 anos com Sharon e deixou os filhos Kelly, Jack, Aimee e Louis. A família, aliás, ficou bastante conhecida no início dos anos 2000, quando Ozzy se tornou protagonista do reality show The Osbournes, que apresentava a rotina familiar e foi marcado por diversas controvérsias.
Fonte por: Brasil de Fato