Palácio Capanema, em estilo contemporâneo, é reaberto no Rio
Edifício projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer reabre ao público após reforma; cerimônia contou com a presença do presidente Lula.
O icônico e imponente Edifício Gustavo Capanema, localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, símbolo arquitetônico e cultural do Brasil, foi reinaugurado na terça-feira (20).
O Palácio Capanema, assim denominado, reiniciou suas atividades após estar fechado para reformas desde 2019 e voltará a receber o público e acomodar equipes de instituições vinculadas ao Ministério da Cultura.
O edifício de 16 andares, construído no período do Estado Novo, entre 1937 e 1945, já serviu como sede dos ministérios da Educação e da Saúde e, atualmente, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Leia também:
Ex-parlamentar é alvo de operação contra jogos ilegais no RJ
Polícia apreende membros de grupo criminoso envolvido em roubos de telefones celulares no RJ
Público se despede de Preta Gil no velório, nesta sexta-feira (25)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reinauguração ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, entre outras autoridades, artistas, personalidades e convidados.
A reinauguração do Capanema também incluiu a entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) a personalidades e instituições brasileiras. O prêmio é a maior honraria do setor cultural do país. A premiação estava suspensa desde 2019 e, neste retorno, comemora as quatro décadas de criação do Ministério da Cultura, com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”.
“Preciso lembrar, sempre e sempre, da extraordinária contribuição da cultura para a defesa da democracia”, afirmou Lula em discurso no evento.
A cultura de um povo é uma força coletiva tão poderosa que estará sempre na linha de frente de resistência contra qualquer regime de exceção.
Capanema
O Palácio Capanema foi reinaugurado após uma extensa obra de conservação e modernização realizada pelo Iphan, em âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
As obras receberam investimento de R$ 84,3 milhões e compreenderam a modernização das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização e de combate a incêndios, além da recuperação do mobiliário original, restauração das luminárias, persianas e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
O edifício recebeu um novo sistema de vigilância. Até o segundo semestre, as obras de arte também passarão por restaurações. Toda a intervenção está sendo conduzida pelo Iphan, respeitando as características históricas e arquitetônicas do edifício.
A nova proposta contempla espaços culturais e áreas abertas para visitação pública (60% do edifício) e os escritórios do MinC e suas entidades vinculadas (40%).
Dentre as principais ações, destaca-se a conversão do antigo “pavimento do ministro” em área acessível, a criação de um espaço multifuncional no décimo andar, além da conservação de ambientes reconhecidos, como o Auditório Gilberto Freyre e a Biblioteca Euclides da Cunha. Adicionalmente, estão programados para a cobertura um restaurante e um café.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)