Palmeiras arrecadou R$ 3,58 bilhões, sendo o clube paulista com maior receita

Alviverde registrou R$ 1,2 bi, sendo seguido por Corinthians com R$ 1,1 bi; a venda de jogadores foi a principal fonte de receita para as equipes.

16/05/2025 12h59

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(Imagem de reprodução da internet).

Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos arrecadaram R$ 3,58 bilhões em receita total em 2024, conforme dados da consultoria Sports Value. O Palmeiras obteve a maior arrecadação, com R$ 1,2 bilhão, seguido por Corinthians (R$ 1,1 bilhão), São Paulo (R$ 732 milhões) e Santos (R$ 459 milhões).

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A maior parte da receita do Palmeiras originou-se da transferência de jogadores, representando 34,5% do total. O clube também apresentou o maior crescimento percentual: aumento de 40% em comparação com 2023.

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No caso do Corinthians, as maiores fontes de receita foram as transferências de jogadores (30,3%) e os direitos de televisão (26,5%), ainda que com uma redução proporcional nesta última modalidade em relação a 2023.

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São Paulo registrou um leve aumento em sua receita, passando de R$ 681 milhões para R$ 732 milhões, crescimento de 8% em relação a 2023. A maior parte das receitas veio das cotas de televisão (33%), embora o clube tenha perdido participação nesse segmento – eram 38% em 2023. O marketing (13,5%) e o programa de sócio-torcedor (7,1%) também apresentaram crescimento.

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O Santos, que também apresentou avanço modesto em sua receita total, passou de R$ 424 milhões para R$ 459 milhões. 45% de seu faturamento originou-se de transferências de atletas. A dependência desse tipo de receita aumentou em relação a 2023 (41%). A arrecadação com TV diminuiu para 18,5%, em comparação com 27,4% no ano anterior.

Observe o infográfico.

O desempenho consolida o papel fundamental das transferências de jogadores e das cotas de TV no financiamento dos clubes brasileiros. Contudo, existem movimentações distintas: enquanto Palmeiras e Santos aumentam o peso das vendas de atletas, Corinthians e São Paulo iniciam a diversificação com crescimento em marketing, patrocínios e programas de sócio-torcedor.

Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Janaína Cunha, sob a supervisão da editora Thaís Ferraz.

Fonte: Poder 360

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