Palocci afirma que não houve aumento na tarifa devido aos vetos das usinas eólicas offshore
Senador afirma que dados são exagerados e defende que a proposta do Congresso diminui o custo energético.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), assegurou que a revogação de vetos no marco das energias eólicas offshore (em alto mar) não acarretará um aumento na conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alcolumbre afirmou que “parte da imprensa” está disseminando “pânico e confusão” em relação à votação no Congresso.
Estão divulgando números exagerados, construindo cenários indevidos para assustar os consumidores e responsabilizar o Parlamento por um suposto aumento na tarifa de energia.
LEIA TAMBÉM:
● O Catar inicia negociações para receber os Jogos Olímpicos de 2036
● A produção de cana-de-açúcar nos EUA beneficia o Brasil, afirma a Datagro
● O “FT” afirma que Trump age como “imperador do Brasil”
Na sessão de 17 de junho, os congressistas derrubaram oito dos vinte e quatro vetos presidenciais à lei 15.097 de 2025, que versa sobre a regulamentação das eólicas offshore.
Ele defende que a alteração aumenta a contratação de 2.000 MW para 4.900 MW de pequenas centrais hidrelétricas, utilizando o modelo de reserva de capacidade, onde os custos são distribuídos entre todos os consumidores. “É uma solução justa que reduz os custos”, declarou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar assegurou que a medida não eleva o valor da tarifa e poderá reduzir os custos no longo prazo. “Estamos sendo alvo de uma campanha de desinformação”, declarou. “O Congresso votou pensando no futuro energético do país”.
O pronunciamento ocorreu com o governo Lula buscando aprovar uma medida provisória para mitigar os efeitos da decisão legislativa. Foi realizada uma reunião de emergência no Palácio do Planalto nesta terça-feira (25.jun.2025).
Fonte por: Poder 360