Senador afirma que dados são exagerados e defende que a proposta do Congresso diminui o custo energético.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), assegurou que a revogação de vetos no marco das energias eólicas offshore (em alto mar) não acarretará um aumento na conta de luz.
Alcolumbre afirmou que “parte da imprensa” está disseminando “pânico e confusão” em relação à votação no Congresso.
Estão divulgando números exagerados, construindo cenários indevidos para assustar os consumidores e responsabilizar o Parlamento por um suposto aumento na tarifa de energia.
Na sessão de 17 de junho, os congressistas derrubaram oito dos vinte e quatro vetos presidenciais à lei 15.097 de 2025, que versa sobre a regulamentação das eólicas offshore.
Ele defende que a alteração aumenta a contratação de 2.000 MW para 4.900 MW de pequenas centrais hidrelétricas, utilizando o modelo de reserva de capacidade, onde os custos são distribuídos entre todos os consumidores. “É uma solução justa que reduz os custos”, declarou.
O parlamentar assegurou que a medida não eleva o valor da tarifa e poderá reduzir os custos no longo prazo. “Estamos sendo alvo de uma campanha de desinformação”, declarou. “O Congresso votou pensando no futuro energético do país”.
O pronunciamento ocorreu com o governo Lula buscando aprovar uma medida provisória para mitigar os efeitos da decisão legislativa. Foi realizada uma reunião de emergência no Palácio do Planalto nesta terça-feira (25.jun.2025).
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!