Papa Francisco e Mahmoud Abbas buscam solução de dois Estados no Vaticano
Papa Francisco e Mahmoud Abbas discutem paz e solução de dois Estados no Vaticano. Reunião marca 10º aniversário do acordo entre Santa Sé e Palestina.
Papa e Presidente Abbas Discutem Urgência da Paz em Reunião no Vaticano
O Papa Francisco e o Presidente da Autoridade Nacional (ANP), Mahmoud Abbas, concordaram na reunião realizada nesta quinta-feira (6) no Vaticano sobre a necessidade de prestar assistência à população civil e buscar o fim do conflito, com a perspectiva de uma solução de dois Estados.
A informação foi divulgada pelo Vaticano em uma nota breve, destacando que a audiência ocorreu em celebração do décimo aniversário do Acordo Global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina.
A Santa Sé reconheceu oficialmente o Estado da Palestina em 2015, por meio de um acordo bilateral, e consistentemente defende a solução de “dois Estados” como caminho para a paz. A posição da Santa Sé também inclui o reconhecimento de Jerusalém com um estatuto especial, visando garantir a liberdade religiosa na região.
Leia também:
Movimento Pró-Iraniano Reafirma Direito à Defesa no Conflito Libanês
Trump cobra “mais cortesia” de Mamdani após vitória em Nova York
Mamdani desafia Trump em confronto público por ameaças de financiamento
Mahmoud Abbas chegou a Roma na quarta-feira (5) em uma visita oficial de três dias. Durante a estadia, o presidente palestino terá reuniões com o chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra. O encontro com o líder palestino no Vaticano ocorreu em um momento significativo.
Abbas expressou sua gratidão ao Papa Francisco por seu apoio à Palestina e ao povo palestino, mencionando especificamente o reconhecimento da Palestina sem a pressão de terceiros. Ele também recordou as conversas telefônicas do Papa com famílias palestinas afetadas, incluindo os membros da Igreja da Sagrada Família na Faixa de Gaza.
O presidente da ANP ressaltou o apelo do Papa Francisco ao respeito do direito internacional humanitário, enfatizando a proteção dos civis e locais sagrados, além da proibição do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado de populações.
A conversa ocorreu em um contexto de tensões persistentes na região.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)