Internacional

Papa Francisco fez uma ligação complica para o presidente de Israel, de acordo com jornal


Papa Francisco fez uma ligação complica para o presidente de Israel, de acordo com jornal
(Foto Reprodução da Internet)

O Papa Francisco falou ao telefone com o presidente israelense Isaac Herzog sobre a guerra entre Israel e Hamas no final de outubro.

De acordo com uma reportagem do Washington Post, que não foi divulgada anteriormente, a conversa entre os dois foi descrita como tensa. Um alto funcionário israelense familiarizado com a ligação foi citado como fonte.

Herzog conversou com Francisco e disse que Israel ficou muito chocado com o ataque do Hamas em 7 de outubro. Segundo o Post, o papa afirmou que é errado responder ao terror com mais terror, conforme relatou o líder israelense.

Uma fonte do Vaticano confirmou na sexta-feira (1º) que o papa telefonou para o presidente israelense no final de outubro, mas não conseguimos verificar se Francisco fez comentários sobre “terror”.

O Vaticano disse ao Washington Post que o telefonema fazia parte dos esforços do Papa para diminuir a gravidade e alcance do conflito na Terra Santa.

Papa Francisco está doente com bronquite e pede que os fiéis orem por ele.

O Papa Francisco está com bronquite e precisa de nossas orações.

Logo após falar com Herzog, o papa também conversou com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, no dia 2 de novembro. No dia 22 de outubro, Francisco telefonou para Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, para falar sobre a guerra.

“Isso é terrorismo”

O papa descreveu publicamente a guerra entre Israel e o Hamas como terrorismo.

No dia 22 de novembro, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro, Francisco disse: “Esta manhã, recebi duas delegações, uma de israelenses que têm parentes como reféns em Gaza e outra de palestinos que têm parentes que sofrem em Gaza. Eles sofrem tanto, e ouvi como ambos sofrem: as guerras fazem isso, mas aqui fomos além da guerra. Isto não é guerra; isso é terrorismo.”

O papa pediu várias vezes que a guerra entre Israel e Hamas pare e ele sempre está em contato com a comunidade católica em Gaza.


🔥 Recomendado para voçê 🔥