Parlamentares brasileiros expressam condolências pela morte de Pepe Mujica

Antigo presidente uruguaio faleceu na terça-feira, 13, aos 89 anos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputados e senadores brasileiros expressaram condolências pela morte do ex-presidente do Uruguai José ”Pepe” Mujica, falecido na terça-feira (13) aos 89 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, declarou que Mujica “demonstrou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os mais necessitados”.

“Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo. Seguiremos sua luta por um mundo mais justo, igualitário e sustentável”, escreveu Lindbergh em publicação no X. O líder também divulgou um comunicado em nome da bancada petista na Câmara.

LEIA TAMBÉM!

Nós, deputados e deputadas do PT, manifestamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos e ao povo uruguaio. O mundo perdeu um líder notável, cuja trajetória de integridade e humanidade permanecerá em nossa memória coletiva.

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), ministra das Relações Institucionais, homenageou Mujica em publicação no X.

Dedicou sua vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos deixou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), declarou que Mujica foi o maior líder humanitário da geração. “No Uruguai, Mujica ajudou a aprovar leis libertárias, implementou programas sociais e criou uma forte conexão com seu povo. Isso porque havia coerência nas ideias que ele defendia: ele era íntegro e vivia de modo simples”, escreveu no X.

Talária Petrone, líder do PSOL na Câmara dos Deputados, declarou que Mujica representou “um grande exemplo”.

A deputada escreveu no X: “De coragem, quando guerrilheiro. De visão de longo alcance, quando presidente. De humildade, como militante. Sua contribuição fica para sempre. Que possamos fazer da América Latina e do mundo lugares que honrem sua memória”.

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) declarou que Mujica “semeteu mudanças na América Latina”. “Inspirou-nos em vida e revelou ainda mais coragem ao ver sua partida se aproximar, sem jamais abrir mão da verdade”, escreveu a parlamentar em publicação no X.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile