Parlamento Europeu revoga imunidade do eurodeputado da AfD sob suspeita de corrupção

O Parlamento Europeu cancelou o benefício a pedido do Ministério Público alemão, que investiga Petr Bystron por suspeitas de sonegação e desvios.

09/05/2025 17h07

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Parlamento Europeu revogou a imunidade do eurodeputado Petr Bystron (Alternativa para a Alemanha, direita) devido a investigações de corrupção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério Público de Munique investiga Bystron por receber pagamentos e transferências de criptomoedas para o site “Voz da Europa” com o objetivo de votar de acordo com interesses do governo russo. Os atos ocorreram enquanto o eurodeputado estava no Bundestag, o Parlamento alemão.

De acordo com o portal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o político de direita estaria relacionado a pelo menos 6 casos de corrupção passiva e pelo menos 5 situações de sonegação fiscal. Bystron nega as acusações e afirma que são politicamente motivadas.

Leia também:

O político já teve sua imunidade revogada em uma investigação iniciada em abril de 2025, referente a uma saudação nazista em uma publicação de 2022.

Na AfD, Bystron representa a ala mais ideológica do partido, devido às suas visões anti-imigração e contrárias à União Europeia. Em diversas sessões do Parlamento, o político se opôs ao envio de tropas de paz para a Ucrânia e adotou uma posição favorável à Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Bystron, promotores públicos também investigam outro político da AfD por acusações de suborno. O parlamentar alemão, que não teve a identidade divulgada, teria recebido propina para coletar informações para o serviço de inteligência chinesa.

O jornal Süddeutsche Zeitung afirmou que a investigação concentra-se principalmente em Maximilian Krah. A polícia alemã já prendeu um ex-assessor de Krah por tentar enviar mais de 500 documentos sigilosos para a China.

Fonte: Poder 360

AfD
Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.