Partido Colorado vence as eleições regionais em Montevidéu
Mario Bergara, antigo ministro da Economia durante o governo de Pepe Mujica, venceu Martín Lema, ex-ministro ligado a Lacalle Pou.

A Frente Ampla (FA) de esquerda garantiu a manutenção do governo no Uruguai nas eleições departamentais e municipais realizadas no domingo, 11, conforme os primeiros resultados da Corte Eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Partido de Esquerda detém o poder no governo central desde o ano de 1990.
O senador Mario Bergara administrará a cidade de 1,3 milhão de habitantes, mesmo com a deterioração causada pelo partido após três décadas de gestão.
Leia também:

Estados Unidos e China concordam em suspender temporariamente as tarifas comerciais e estabelecer uma pausa na disputa, com a medida válida por 90 dias

Ataque militar ao regime militar do Mianmar ceifa 22 vítimas em um estabelecimento de ensino, relatam relatos de testemunhas

Estrelas do cinema, incluindo Richard Gere, manifestam preocupação em relação ao silêncio sobre a situação em Gaza
As eleições regionais ocorreram cerca de seis meses após a retomada do poder pela esquerda, com Yamandú Orsi na presidência.
Bergara venceu o candidato da coalizão de centro-direita, Martín Lema, que exercia o cargo de ministro de Desenvolvimento Social no governo de Luis Lacalle Pou (2020-2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 95,55% das urnas apuradas, o PL obtém vitória com 48,93% dos votos, em oposição a 40,09% da coligação de centro-direita.
O economista Bergara, com 60 anos, exerceu a presidência do Banco Central do Uruguai em duas oportunidades e atuou como ministro da Economia no governo do ex-guerrilheiro José “Pepe” Mujica (2010-2015).
Em Canelones, com cerca de 3,4 milhões de habitantes e fronteira com o Uruguai, a esquerda garantiu a permanência no poder, obtendo uma vantagem superior a 10% com o Partido Nacional, após a apuração de 95% dos votos.
O Rio Negro, fronteiriço com a Argentina, também registrou vitória de esquerda, e Lavalleja (centro-leste) possui a FA na liderança, porém com uma diferença de votos tão pequena que será necessário aguardar a contagem final.
O departamento que engloba Punta do Este e o restante do país, passou a ser administrado pela centro-direita, que se manifestou em algumas áreas em aliança e em outras com seus movimentos tradicionais: o Partido Nacional e o Partido Colorado.
Fonte: Carta Capital