Partido Colorado vence as eleições regionais em Montevidéu

Mario Bergara, antigo ministro da Economia durante o governo de Pepe Mujica, venceu Martín Lema, ex-ministro ligado a Lacalle Pou.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Frente Ampla (FA) de esquerda garantiu a manutenção do governo no Uruguai nas eleições departamentais e municipais realizadas no domingo, 11, conforme os primeiros resultados da Corte Eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Partido de Esquerda detém o poder no governo central desde o ano de 1990.

O senador Mario Bergara administrará a cidade de 1,3 milhão de habitantes, mesmo com a deterioração causada pelo partido após três décadas de gestão.

LEIA TAMBÉM!

As eleições regionais ocorreram cerca de seis meses após a retomada do poder pela esquerda, com Yamandú Orsi na presidência.

Bergara venceu o candidato da coalizão de centro-direita, Martín Lema, que exercia o cargo de ministro de Desenvolvimento Social no governo de Luis Lacalle Pou (2020-2025).

Com 95,55% das urnas apuradas, o PL obtém vitória com 48,93% dos votos, em oposição a 40,09% da coligação de centro-direita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O economista Bergara, com 60 anos, exerceu a presidência do Banco Central do Uruguai em duas oportunidades e atuou como ministro da Economia no governo do ex-guerrilheiro José “Pepe” Mujica (2010-2015).

Em Canelones, com cerca de 3,4 milhões de habitantes e fronteira com o Uruguai, a esquerda garantiu a permanência no poder, obtendo uma vantagem superior a 10% com o Partido Nacional, após a apuração de 95% dos votos.

O Rio Negro, fronteiriço com a Argentina, também registrou vitória de esquerda, e Lavalleja (centro-leste) possui a FA na liderança, porém com uma diferença de votos tão pequena que será necessário aguardar a contagem final.

O departamento que engloba Punta do Este e o restante do país, passou a ser administrado pela centro-direita, que se manifestou em algumas áreas em aliança e em outras com seus movimentos tradicionais: o Partido Nacional e o Partido Colorado.

Fonte: Carta Capital

Sair da versão mobile