Partido Comunista Chinês agenda cúpula para o mês de outubro

A sessão plenária da bancada da China debaterá as propostas do próximo Plano Quinzenal Nacional 2026-2030.

30/07/2025 9h36

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (30.jul.2025) que realizará a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China em outubro. A reunião será em Pequim e tem como principal objetivo debater as propostas de formulação do PQN (Plano Quinquenal Nacional) 2026-2030.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PQN é o principal instrumento de organização econômica e social da China e busca atingir os objetivos estabelecidos pelo PCCH para os próximos cinco anos. A decisão de agendar a sessão para outubro foi tomada após a reunião do Birô Político do PCCH – grupo de líderes do partido –, que encerrou nesta 4ª (30.jul).

O evento foi conduzido pelo presidente da China, Xi Jinping (PCCH). A agência de notícias estatal Xinhua informou que o líder chinês afirmou que o novo PQN representará “uma fase crucial para consolidar a base para a modernização socialista”.

LEIA TAMBÉM:

A situação envolvendo a formulação do PQN tornou-se ainda mais complexa com as tensões com os EUA desde o início do ano. A guerra comercial e a estratégia americana de impor barreiras também a outros países geraram um cenário de incertezas nas cadeias de produção mundial.

Desta forma, o governo chinês dispôs de menos de um ano para incorporar esses critérios na avaliação do PQN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reunião do Comitê Político do Partido Comunista Chinês também analisou a situação econômica atual do país. O conselho de líderes decidiu adotar uma postura mais prudente no segundo semestre e não implementará medidas radicais para estimular a economia da China.

O foco será no aprimoramento de medidas já adotadas para reduzir os impactos da guerra comercial, como:

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.