Partidos de oposição exigem o afastamento do cargo do presidente do INSS
23/04/2025 às 10h35

Horas após a operação da Polícia Federal que visou o atual presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, parlamentares da oposição exigem explicações do governo sobre os problemas na instituição.
Na quarta-feira (23/4), a deputada Daniela Reinehr (PL-SC) protocolou um pedido de informação ao Ministério da Previdência Social em relação ao escândalo que levou ao afastamento de Stefanutto.
O presidente do instituto foi alvo da Operação Sem Desconto. A Polícia Federal investiga um suposto esquema de cobranças indevidas em contas de pensionistas e aposentados do INSS.
Reinehr questiona, no pedido, as ações do ministério para combater fraudes no INSS, tanto antes quanto após a operação. Ele também questiona possíveis ligações de Stefanutto com políticos e membros do governo federal.
LEIA TAMBÉM:
● Deputado avaliou a proposta da Federação União-PP e decidiu não aceitar o convite para o ministério
● A PSol solicita aprovação de crédito no valor de R$ 6,3 bilhões para quitar irregularidades identificadas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
● Presidente do STF participa de evento com artista da música sertaneja
A deputada solicita a listagem dos servidores afastados do INSS, juntamente com o nome do presidente, e busca uma estimativa do prejuízo ao erário público decorrente da fraude.
A gravidade dos fatos exige total e imediata transparência. É inaceitável que o governo Lula, ao mesmo tempo em que reduz benefícios para os mais necessitados e dificulte o acesso ao BPC com deficiência leve, permita a existência de uma indústria bilionária de fraudes no INSS. A omissão é tão grave quanto a corrupção, afirma a deputada.
Fonte: Metrópoles