Passageiros do metrô do Rio recebem 2.500 livros em ação da Bienal
O projeto “Embarque na Leitura” entregou livros em várias estações na terça-feira (20).

Na manhã agitada, entre passos rápidos e olhares desatentos, uma surpresa trouxe alegria à viagem dos cariocas. Na terça-feira (20), passageiros do MetrôRio embarcaram com histórias nas mãos e seguiram seus trajetos para o trabalho e outros compromissos.
Com inúmeras páginas de aventuras, romances, clássicos e narrativas infantis, foram distribuídos gratuitamente 2.500 livros em estações estratégicas – de alto fluxo – como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A iniciativa reuniu dezenas de editoras, mobilizadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela GL events Exhibitions, organizadora da Bienal do Livro Rio. A ação faz parte da 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”, uma parceria entre a Bienal e o MetrôRio.
Entregar um livro simbolizou, para diversos, um incentivo ao retorno à leitura na rotina diária.
Leia também:

Ex-parlamentar é alvo de operação contra jogos ilegais no RJ

Polícia apreende membros de grupo criminoso envolvido em roubos de telefones celulares no RJ

Público se despede de Preta Gil no velório, nesta sexta-feira (25)
A iniciativa foi considerada muito positiva para estimular a leitura. A intenção é ler o livro que foi presente durante a viagem, entre uma estação e outra. Achou a experiência muito interessante, relatou Débora Silveira, enfermeira de 28 anos, que recebeu uma cópia em seu trajeto matinal.
A proposta, para os organizadores do projeto, transcende o aspecto simbólico: visa incorporar a literatura no dia a dia, além dos espaços habituais. “A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação social, e iniciativas como esta fortalecem nosso compromisso de levar o livro às pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, declara Dante Cid, presidente do SNEL.
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, ressalta que o projeto prevê a experiência da Bienal do Livro Rio 2025, que deverá ser a maior da história. “Conduzir livros para o metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Desejamos demonstrar que existem várias maneiras de incorporar a leitura na rotina, e que ela pode tornar nossas viagens mais leves”, declara.
A ação é um incentivo ao hábito e democratiza o acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco.
A distribuição de livros marca o começo do movimento da cidade em direção à Bienal, que ocorrerá de 13 a 22 de junho no Riocentro. Este ano, o evento apresenta o conceito inédito de Book Park – um parque literário imersivo e interativo, que visa encantar públicos de todas as idades, com mais de 300 autores confirmados e 200 horas de programação.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)