Passageiros do metrô do Rio recebem 2.500 livros em ação da Bienal

O projeto “Embarque na Leitura” entregou livros em várias estações na terça-feira (20).

20/05/2025 11h07

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Na manhã agitada, entre passos rápidos e olhares desatentos, uma surpresa trouxe alegria à viagem dos cariocas. Na terça-feira (20), passageiros do MetrôRio embarcaram com histórias nas mãos e seguiram seus trajetos para o trabalho e outros compromissos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com inúmeras páginas de aventuras, romances, clássicos e narrativas infantis, foram distribuídos gratuitamente 2.500 livros em estações estratégicas – de alto fluxo – como Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico. A iniciativa reuniu dezenas de editoras, mobilizadas pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela GL events Exhibitions, organizadora da Bienal do Livro Rio. A ação faz parte da 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”, uma parceria entre a Bienal e o MetrôRio.

Entregar um livro simbolizou, para diversos, um incentivo ao retorno à leitura na rotina diária.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa foi considerada muito positiva para estimular a leitura. A intenção é ler o livro que foi presente durante a viagem, entre uma estação e outra. Achou a experiência muito interessante, relatou Débora Silveira, enfermeira de 28 anos, que recebeu uma cópia em seu trajeto matinal.

A proposta, para os organizadores do projeto, transcende o aspecto simbólico: visa incorporar a literatura no dia a dia, além dos espaços habituais. “A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação social, e iniciativas como esta fortalecem nosso compromisso de levar o livro às pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, declara Dante Cid, presidente do SNEL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, ressalta que o projeto prevê a experiência da Bienal do Livro Rio 2025, que deverá ser a maior da história. “Conduzir livros para o metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Desejamos demonstrar que existem várias maneiras de incorporar a leitura na rotina, e que ela pode tornar nossas viagens mais leves”, declara.

A ação é um incentivo ao hábito e democratiza o acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco.

A distribuição de livros marca o começo do movimento da cidade em direção à Bienal, que ocorrerá de 13 a 22 de junho no Riocentro. Este ano, o evento apresenta o conceito inédito de Book Park – um parque literário imersivo e interativo, que visa encantar públicos de todas as idades, com mais de 300 autores confirmados e 200 horas de programação.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.