O Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, foi notificado pela Advocacia Geral da União (AGU) para eliminar de suas redes sociais imagens de uma captura de pacotes de maconha exibindo a imagem do presidente Lula.
A AGU, conforme o documento alcançado pela CNN, menciona que “o Secretário de Segurança do estado de São Paulo usa de seu cargo para divulgar a operação e a conexão feita pelos traficantes (ou seja, que supostamente o titular do cargo de Presidente da República endossa consumo e tráfico do entorpecente apreendido), substancialmente acentuando danos do ato ilegal à imagem originalmente realizada por terceiros, concorrendo assim, para a sua piora.”
O texto declara também que “aparece ser evidente a intenção dos traficantes que movimentavam a droga capturada de vincular o presidente da República, verídico comandante da Presidência da República, entidade da União, a uma espécie de aprovação ao consumo do narcótico traficado – o uso de representações do governante em atos informais e sorrindo permite razoavelmente tal suposição. Naturalmente, esse uso é impróprio e ultraja a dignidade objetiva do posto ocupado”.
O texto também afirma que “o art. 37 da Constituição da República estabelece a moralidade como um dos princípios fundamentais da Administração Pública” e que “isso exige uma ação ética por parte do Administrador, que inclui a obrigação de que a divulgação dos atos administrativos seja realizada sem que isso cause danos à imagem ou insultos à dignidade de terceiros”.
Também afirma que “ a função de Secretário de Segurança Pública, a atitude de explorar a publicidade de atividades policiais com a distinção explícita de imagens que descredibilizam o representante do Poder Executivo Federal, associando a sua figura ao tráfico de drogas, contraria o princípio estabelecido”.
Ainda não houve manifestação de Derrite, que está sendo procurado.
Também veja: Uso pessoal da maconha é votado por Moraes para descriminalizar.
O voto de Moraes é favorável à descriminalização do uso pessoal da maconha | CNN PRIME TIME data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”J8IaDpFU-vk”