Pedidos de reembolso fraudulentos no INSS ultrapassaram 1,5 milhão até o domingo

Em um período de 24 horas, aproximadamente 60 mil requerimentos de reembolso foram recebidos.

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(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou que atingiu a marca de 1.528.716 o volume de solicitações de ressarcimento de deduções não autorizadas por entidades de classe, tais como associações e sindicatos, conforme novo relatório divulgado no domingo (18). Os números são referentes ao aplicativo “Meu INSS”.

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Os dados apresentados neste quinto dia de análise de descontos indevidos pelas entidades associativas indicam que 28.323 cobranças foram autorizadas. Em total, 41 associações foram questionadas.

O instituto reportou que o número de cidadãos que acessaram o aplicativo, seja para solicitar ou não o reembolso, atingiu 46.487.056. Na quarta-feira (14), data do início dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados de forma irregular, a quantidade de acessos foi de 8,5 milhões.

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Solicitação de reembolso

Através do “Meu INSS”, o beneficiário pode verificar se houve desconto indevido ou não. O serviço de solicitação de reembolso ocorre pelo aplicativo e pela “Central de Atendimento 135”.

O desconto é aplicado para cidadãos, e o aplicativo enviará a contestação à associação ou sindicato, informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

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As entidades de classe concederão até 15 dias úteis para apresentar documentos que atestem a autorização da cobrança. Caso não o faça, contarão com mais 15 dias para efetuar a devolução do valor.

O valor não será depositado diretamente nas contas de aposentados ou pensionistas, visando proteger os dados bancários e evitar novas fraudes.

O valor será devolvido ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

Fonte: CNN Brasil

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