Esportes

Pelé é homenageado com o Cristo Redentor amarelo e um carta do Papa


Pelé é homenageado com o Cristo Redentor amarelo e um carta do Papa
(Foto Reprodução da Internet)

Nesta sexta-feira (29), entre as muitas homenagens por um ano da morte de Pelé, o Cristo Redentor recebeu a projeção da camisa 10 mais famosa usada pelo Rei do Futebol na Seleção Brasileira.

Pelé ganhou três vezes a Copa do Mundo com o time do Brasil em 1958, 1962 e 1970. Ninguém mais conseguiu fazer isso.

Continua depois da publicidade

O esportista faleceu aos 82 anos, na cidade de São Paulo, devido a problemas no funcionamento de vários órgãos causados por complicações de um câncer no cólon.

Durante a comemoração no Rio de Janeiro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, também leu uma mensagem do Papa Francisco para o craque. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Recebi sua carta sobre o pedido do Núcleo Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor para fazer uma homenagem ao Sr. Edson Arantes do Nascimento, no aniversário de um ano de seu falecimento. Agradeço sua atenção.

O Apóstolo São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, traça um admirável paralelo entre o esforço do atleta no estádio e vida cristã. Com efeito, muitas das virtudes necessárias para a prática de uma atividade esportiva, como perseverança, constância e temperança, são também parte das virtudes cristãs. Além disso, o esporte bem praticado é oportunidade para estreitar laços de verdadeira amizade e fraternidade entre os homens e mulheres que o praticam, mas também entre os povos, nas competições internacionais das diversas modalidades esportivas.

Pelé, o Sr. Edson Arantes do Nascimento, foi um atleta que demonstrou características positivas na prática esportiva. A memória do “Rei do Futebol” é lembrada por muitos e inspira as novas gerações a usar o esporte para fortalecer a união entre todos.

Assim, desejo unir-me espiritualmente a este gesto de homenagem, enviando aos participantes a minha bênção e pedindo a todos que não deixem de rezar por mim.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações (MG), em 1940. Pelé inciou a carreira no Bauru Atlético Clube, em 1953

Pelé foi para o Santos em 1956, quando tinha apenas 16 anos. No ano seguinte, em 1957, ele se tornou o artilheiro mais jovem do campeonato paulista, marcando um total de 17 gols.

Ele foi chamado para jogar na seleção brasileira em 1958 e logo se tornou campeão da Copa do Mundo, sendo eleito o melhor jogador jovem do torneio.

Pelo Santos, venceu seus quatro maiores títulos por clubes: a Copa Libertadores de 1961 e 1962 e a Copa Intercontinental dos respectivos anos

Em 1962, ele ganha o segundo título da Copa do Mundo

A Rainha Elizabeth II da Inglaterra e o Príncipe Phillip estiveram em São Paulo, Brasil, em 1968, onde se encontraram com Pelé.

Em 1969, Pelé é carregado nos ombros e ovacionado pela torcida no Maracanã ao chegar a seu 1000º gol

Em 1970, Pelé vence a Copa do Mundo pela terceira vez e ganha o título de melhor jogador da competição.

Pelé acena para o público ao deixar o campo em sua despedida da Seleção Brasileira em São Paulo em 1971

Pelé participou da sua formatura na Faculdade de Educação Física de Santos, em 1974, usando uma beca.

Pelé se prepara para o jogo no vestiário do Santos, em 1974, quando decidiu encerrar sua carreira no futebol brasileiro.

Pelé assumiu como ministro dos Esportes em 1995, ao lado do presidente da República na época, Fernando Henrique Cardoso.

O filme “Pelé Eterno” foi lançado em 2004.

Pelé está feliz ao posar com suas medalhas, que representam os 6 títulos de campeão brasileiro que ele conquistou quando era jogador do Santos Futebol Clube.

Pelé concedeu uma entrevista em 2019 para comemorar o aniversário de 50 anos do seu milésimo gol.

Pelé ergue a Taça Jules Rimet em 21 de junho de 1970, no Estádio Azteca (Cidade do México). A vitória de 4 a 1 sobre a Itália deu ao Brasil a posse definitiva do troféu

Homenagens

O Rei do Futebol, Pelé, recebeu várias homenagens. Houve uma missa em sua cidade natal, Três Corações, em Minas Gerais, para lembrá-lo. Também teve visita ao mausoléu onde ele foi sepultado, em Santos. A FIFA, a Conmebol e o Santos também destacaram as conquistas de Pelé.


🔥 Recomendado para voçê 🔥