Pelo menos 12 mortos na Tailândia devido a confrontos com o Camboja

O Ministério da Saúde do país relatou que mais 24 civis e sete soldados tailandeses sofreram ferimentos.

24/07/2025 10h32

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Saúde da Tailândia comunicou, na quinta-feira (24), que 12 indivíduos, entre eles 11 cidadãos comuns e um militar tailandês, faleceram em face de encontros com forças cambojanas na área de fronteira contestada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministério informou que mais 31 pessoas ficaram feridas, entre elas 24 civis e sete militares.

As autoridades cambojanas ainda não comunicaram nenhum óbito.

LEIA TAMBÉM:

O conflito se manifestou novamente na fronteira entre Tailândia e Camboja, intensificando uma disputa antiga, embora pouco divulgada.

O Camboja e a Tailândia trocaram tiros nesta quinta-feira (24), com as forças de ambos os países se confrontando na fronteira. A Tailândia lançou ataques contra alvos militares cambojanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A escalada se verificou após um segundo soldado tailandês perder a perna em uma explosão, na semana anterior, de uma mina terrestre, que, de acordo com Bangkok, foi instalada pelo Camboja no território tailandês da fronteira.

Compreenda as causas do embate entre nações.

Tailândia e Camboja continuaram com uma relação complexa de cooperação e rivalidade nas últimas décadas.

Os países possuem uma fronteira terrestre de 817 km, em grande parte mapeada pelos franceses durante o período em que controlavam o Camboja como colônia, e que tem sido cenário de conflitos militares recorrentes e de tensões políticas.

O Camboja já havia procurado uma decisão da Corte Internacional de Justiça da ONU sobre áreas em disputa, incluindo o local do mais recente confronto.

A Tailândia não aceita a jurisdição do Tribunal Internacional de Justiça, afirmando que certas áreas ao longo da fronteira nunca foram totalmente definidas, incluindo os sítios de diversos templos antigos.

Em 2011, forças tailandesas e cambojanas entraram em conflito numa área próxima ao templo Preah Vihear, do século XI, que é um patrimônio da Unesco, o que causou o deslocamento de milhares de pessoas de ambos os lados e resultou em pelo menos 20 mortes.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.