Pepe Mujica: O que se sabe sobre a saúde do ex-presidente do Uruguai

A esposa do político declarou que ele encontra-se em “estágio terminal” e recebe “cuidados paliativos”, informou a rádio uruguaia.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica encontra-se em estado terminal, declarou sua esposa à rádio uruguaia Sarandí nesta segunda-feira (12).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A jornalista Marcela Demora informou na transmissão que conversou com Lucía Topolansky, que afirmou que seu marido está em “cuidados paliativos”.

“Nesse momento, eles estão tentando mantê-lo sem dor, com capacidade de dormir e livre de ansiedade”, declarou Topolansky, segundo a jornalista.

LEIA TAMBÉM!

“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim; foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível”, ela acrescentou, de acordo com a jornalista.

O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que tem o apoio de Mujica, afirmou em entrevista, no domingo (11), ao jornal argentino Tiempo, que o ex-presidente encontra-se em “um momento crítico de saúde”.

Estamos buscando protegê-lo e evitar que ele realize ações que possam lhe prejudicar. Algumas das ações recentes pareceram ter afetado-o, afirmou Orsi à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compreenda o histórico de saúde de Mujica

O ex-presidente do Uruguai, com 89 anos, enfrenta um câncer de esôfago. Ele comunicou o primeiro diagnóstico da doença em coletiva de imprensa, em abril do ano anterior.

Em decorrência da radioterapia para tratamento do tumor maligno, Mujica apresenta “patologia renal” e já realizou diversas internações e cirurgias no último ano.

Em uma entrevista para um veículo uruguaio em janeiro, Mujica anunciou que o câncer havia se disseminado por todo o seu organismo.

O câncer no esôfago está se disseminando no fígado. Não consigo evitar isso com nada. Por que? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso receber tratamento químico ou cirúrgico devido à condição do meu organismo.

Ele detalhou que o quadro é complexo devido a uma doença imunológica que persiste há mais de 20 anos. “Isto impactou, entre outras coisas, os rins, o que gera evidentes dificuldades para quimioterapia e cirurgia”.

Após 32 sessões de radioterapia para combater o tumor, Mujica anunciou que não realizaria mais nenhum tratamento e revelou que pediu aos médicos que não o fizessem sofrer em detrimento da família.

Mujica aproveitou a entrevista de janeiro para solicitar privacidade: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo.”, declarou o guerreiro, que tem direito ao seu descanso.

Ele reside isolado em sua propriedade, em Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai. O local tem recebido veículos de imprensa e aliados políticos.

Quem é Pepe Mujica?

Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar a presidência, atuou como senador até 2020. Ele coordena o Movimento de Participação Popular do partido de esquerda Frente Ampla.

Em 1972, Mujica tornou-se membro do Movimento de Liberação Nacional Tupamaros e permaneceu preso até 1984.

Sua postura modesta e sem ostentação durante a presidência o consagrou e lhe rendeu admiração global.

forma clara

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile