O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, falecido aos 89 anos na terça-feira (13), enfrentava um câncer de esôfago desde o ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dia antes de sua morte, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, informou à jornalista Marcela Demora da rádio uruguaia Sarandí que o marido encontrava-se em estágio terminal e recebia cuidados paliativos.
O médico Topolansky afirmou que, nessa etapa, eles estão tentando mantê-lo sem dor, capaz de dormir e livre de ansiedade, conforme relatado pela jornalista na segunda-feira (12).
LEIA TAMBÉM!
“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim; foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível”, ela acrescentou, de acordo com a jornalista.
Analise o histórico de saúde de Mujica
O ex-presidente do Uruguai anunciou seu primeiro diagnóstico de câncer em coletiva de imprensa, em abril do ano passado.
Em decorrência da radioterapia utilizada para tratar o tumor maligno, Mujica apresentava “patologia renal” e necessitou de múltiplas internações e cirurgias no último ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma entrevista para um veículo uruguaio em janeiro, Mujica anunciou que o câncer havia se disseminado por todo o seu organismo.
O câncer no esôfago está se disseminando no fígado. Não consigo evitar isso com nada. Por que? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso receber tratamento químico ou cirúrgico devido à condição do meu organismo.
Ele detalhou que o tratamento era complexo devido a uma doença imunológica diagnosticada há mais de 20 anos. “Isso impactou, entre outras coisas, os rins, o que gerava evidentes dificuldades para quimioterapia e cirurgia”.
Após 32 sessões de radioterapia para combater o tumor, Mujica anunciou que não realizaria mais nenhum tratamento e revelou que pediu aos médicos que não o fizessem sofrer em detrimento da família.
Mujica aproveitou a entrevista de janeiro para solicitar privacidade: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo.”, declarou na época.
Fonte: CNN Brasil