Peru celebra a eleição do papa Leão XIV: “Nós temos o papa.”

O novo papa possui dupla nacionalidade, sendo americano e peruano, e atuou por várias décadas no norte do Peru.

08/05/2025 19h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em Chiclayo, cidade costeira do Peru, distante cerca de 5.000 km de Chicago, onde nasceu o novo papa Leão XIV, católicos deixaram as ruas e os sinos das igrejas tocar na quinta-feira (8) para celebrar a eleição do ex-missionário, figura abraçada como um dos seus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cardeal Robert Prevost, nomeado novo líder da Igreja Católica Romana, possui dupla nacionalidade, americana e peruana, e atuou por várias décadas no norte do Peru, inicialmente como missionário e, posteriormente, como bispo de Chiclayo, entre 2015 e 2023.

Na cidade pequena, os fiéis se reuniram em frente à catedral no calor da quinta-feira (8), após a emissão de uma fumaça branca da Capela Sistina no Vaticano. Ao receberem a notícia, celebraram com saltos e aplausos. Os sinos tocaram pela cidade.

Leia também:

“Estamos felizes com essa graça divina”, declarou Jesus León Ángeles, coordenador de um grupo católico em Chiclayo, que conhece Prevost desde 2018, à Reuters por telefone.

Estávamos suplicando desde o dia anterior, quando o cúpia de cardeais iniciou no Vaticano para escolher o papa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leão Ângeles afirmou ter atuado em colaboração próxima com Prevost em diversos projetos de caridade e assistência social em Chiclayo e na vizinha Trujillo, bem como em outras cidades carentes do país.

Ela afirmou à Reuters que Prevost era humilde e dedicado, além de ser uma pessoa que apreciava ajudar os outros.

Ela afirmou que ele é alguém com habilidades de liderança, mas também um bom ouvinte, antes da eleição. Destacou que ele possui essa virtude, sendo muito querido e não uma pessoa arrogante.

Na Praça de Armas, principal praça da capital do Peru, Lima, diversas pessoas se concentraram em frente à catedral e ao palácio do governo.

“No escritório, estávamos esperando ansiosamente pela fumaça branca para ver quem seria eleito Santo Padre”, disse a advogada Carolina Flores. “Foi um tremendo presente do céu o fato de ele ser peruano. Para nós, o papa é peruano. Ele é peruano porque viveu décadas no Peru, foi bispo em Chiclayo”, acrescentou.

Após a eleição no Vaticano, o papa Leão XIV apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro e saudou a multidão que o esperava. Em seu primeiro discurso como papa, ele proferiu algumas palavras em espanhol, enviando saudações ao Peru e a Chiclayo.

Prevost foi nomeado cardeal em 2023 pelo Papa Francisco, que o designou para liderar o departamento do Vaticano responsável pela escolha de padres para servir como bispos em todo o mundo. Desde então, ele tem participado da seleção de diversos bispos globais.

Salvador Oliva Ramos, residente em Lima, afirmou ter convicção de que o novo papa retornaria para visitar sua terra adotiva e “reparar” os problemas do país, além de experimentar a gastronomia local.

Ele é um papa que come ceviche, come feijão com carne de carneiro, come cau cau, disse ele do lado de fora da catedral, referindo-se aos pratos locais populares. Garanto a vocês que, daqui a um ano, o papa visitará o país por causa da comida.

Quem foi Robert Prevost, o Papa Leão XIV?

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.