Peru elege novo presidente após destituição de Dina Boluarte; José Jerí assume cargo
Advogado José Jerí, 38 anos, assume cargo com juramento que durará até julho de 2026; Brasil definirá eleições gerais em abril.

Novo Presidente do Peru, José Jerí, Assume Cargo Após Destituição de Dina Boluarte
O Congresso do Peru formalizou nesta sexta-feira (10) a destituição da presidente Dina Boluarte, nomeando o advogado José Jerí para assumir a presidência. Jerí, de 38 anos, prestou juramento, com o mandato se estendendo até julho de 2026. A eleição geral está prevista para abril.
Contexto Político e Crise de Segurança
O Peru tem experimentado uma instabilidade política significativa, com sete presidentes destituídos desde 2016. Boluarte, como a terceira figura a perder o cargo por meio de um julgamento político relâmpago, enfrentou uma crise de insegurança agravada por escândalos, protestos e uma onda de extorsões e assassinatos perpetrados pelo crime organizado. “O principal inimigo está fora, nas ruas, os grupos criminosos, as organizações criminosas, eles são hoje nossos inimigos, e aos inimigos devemos declarar guerra”, afirmou o novo presidente.
Processo de Destituição e Reações
A destituição de Boluarte foi resultado da aprovação de quatro moções de vacância, invocando sua “permanente incapacidade moral” para liderar o Executivo. Cerca de cem pessoas celebraram exultantes em frente à sede do Congresso, brandindo uma bandeira do Peru. A congressista Norma Yarrow, do partido de direita Renovação Popular, declarou: “O país foi maltratado pelo gabinete e pela presidente. A extorsão, a criminalidade aumentaram, mas ela continua vivendo em uma fantasia. Merece ser punida”.
Leia também:

Trump aprova plano de cessar-fogo entre Israel e Hamas

Ursula von der Leyen destaca ‘mensagem poderosa’ da Nobel para Machado

Maria Corina Machado recebe Prêmio Nobel da Paz por defesa da democracia na Venezuela
Investigações e Acusações Contra Boluarte
Boluarte enfrentava investigações da Procuradoria por suposto abandono do cargo ao operar o nariz sem avisar ao Congresso, conforme determina a lei, e pelo escândalo “Rolexgate”, que surgiu em 2024 com a aparição de joias de luxo não declaradas. Com a destituição, Boluarte perdeu o foro e poderá ser julgada e condenada. A situação se agravou devido à crise de insegurança e aos protestos de diversos setores.
Ascensão e Controvérsias
A ascensão de Boluarte foi marcada por protestos reprimidos pela força pública, que resultaram em cerca de cinquenta mortos, segundo organizações de direitos humanos. A Procuradoria investigava também o caso de repressão e outros processos, como o “Rolexgate”.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)