O número de brasileiros que se identificam com o Partido dos Trabalhadores, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é de 35%. Esse mesmo índice corresponde à base de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados foram revelados por pesquisa da Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (18.jun.2025) pelo jornal Folha de S.Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa foi conduzida entre os dias 10 e 11 de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas em 136 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O grupo que se declara petista apresentou queda de 39% em abril para 35% na pesquisa atual. Já os que se dizem bolsonaristas ascenderam de 31% para 35%. É a primeira vez que os dois grupos registram percentuais idênticos desde dezembro de 2022, quando o instituto iniciou a série histórica.
LEIA TAMBÉM!
O Datafolha perguntou aos entrevistados: “Na escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista), qual número você escolhe?”.
Indivíduos que selecionaram as opções 1 ou 2 foram considerados bolsonaristas. Aqueles que escolheram 4 ou 5 foram classificados como petistas. O grupo dos neutros corresponde àqueles que responderam 3.
Aqui está o cenário completo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diminuição no percentual de brasileiros que se identificam como petistas acompanha o período de baixa avaliação da gestão do governo. O Datafolha registrou que 40% dos brasileiros classificam a administração de Lula como “ruim” ou “péssima”, ao passo que 28% a consideram “boa” ou “ótima”.
.
Fonte por: Poder 360