Pesquisa Datafolha aponta que 89% dos brasileiros acreditam que o aumento das tarifas, denominado “tarifaço de Trump”, terá impacto negativo na economia
Pesquisa examinou a percepção dos brasileiros em relação à imposição de tarifas de 50% para os Estados Unidos.
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (31), aponta que 89% dos brasileiros acreditam que a política tarifária imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros, terá um impacto negativo na economia do país. A grande maioria (66%) considera que a medida causará um prejuízo significativo, enquanto 23% avaliam que o impacto será moderado. Apenas 7% dos entrevistados acreditam que não haverá consequências negativas, e 4% relataram não possuir uma opinião sobre o assunto.
Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 92% acreditam que a tarifização causará prejuízo à economia brasileira. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, a porcentagem é de 87%.
Adicionalmente, 77% dos brasileiros acreditam que sofrerão prejuízo direto com a política de tarifas de Trump. Outros 19% consideram que não serão afetados.
Leia também:
André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz
Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”
Angolanos manifestam-se em Brasília nesta sexta-feira (8) em oposição à repressão brutal no país
Já em relação à resposta do governo brasileiro, 72% consideram que a negociação seria o melhor caminho para convencer o governo Trump a retornar atrás nas medidas. Outros 15% defendem a taxação recíproca contra produtos dos EUA. E 6% avaliam que o governo brasileiro deve atender a todas as imposições do governo Trump.
Adicionalmente, a pesquisa indica que os brasileiros percebem os Estados Unidos como o parceiro comercial menos confiável, com 51% dos entrevistados classificando o país como confiável. O percentual eleva-se para 66% em relação à China, país que manifestou apoio ao Brasil diante da ação de Trump, 72% em relação aos países que integram o Mercosul e 74% para a União Europeia.
A pesquisa analisou 2.004 indivíduos nos dias 29 e 30 de julho, antecedendo a oficialização da medida pelo governo Trump e o lançamento da lista de isenções que abrangeu quase 700 produtos. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para cima ou para baixo.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)