Pesquisa final aponta que o sentimento do consumidor nos EUA atingiu 60,7 em junho
Os resultados da pesquisa indicaram que as previsões de inflação em doze meses diminuíram, de 6,6% em maio para 5,0% em junho.

O Índice de Sentimento do Consumidor nos Estados Unidos, da Universidade de Michigan, avançou de 52,2 em maio para 60,7 em junho, representando o primeiro aumento em seis meses, conforme divulgado pela instituição nesta sexta-feira (27). O resultado superou as expectativas de analistas da FactSet, que projetavam um aumento de 59,8, e ficou acima da leitura provisória do mês (60,5).
A pesquisa indicou que as expectativas de inflação em 12 meses diminuíram, de 6,6% em maio para 5,0% em junho, e apresentou-se um pouco inferior à leitura provisória, de 5,1%. Já para o período de cinco anos, a expectativa de inflação apresentou queda entre um mês e outro, de 4,2% para 4,0%, também abaixo do dado preliminar do mês (4,1%).
A Universidade de Michigan aponta que “ambas as leituras de inflação são as mais baixas em três a quatro meses”. Adicionalmente, completa que “ainda assim, as expectativas de inflação permanecem acima dos níveis vistos ao longo da segunda metade de 2024, refletindo a crença generalizada de que os riscos para a inflação não desapareceram completamente”.
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A instituição ressalta, em nota, que, embora haja um aumento no sentimento do consumidor, o índice permanece significativamente abaixo (cerca de 18%) do patamar elevado verificado após as eleições de dezembro de 2024.
A universidade acrescenta que as percepções dos consumidores apontam para uma desaceleração econômica e um aumento da inflação iminente.
Os consumidores demonstram preocupação com o impacto das tarifas e não parecem, ainda, relacionar os desdobramentos no Oriente Médio com a economia.
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Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
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