Pesquisadores descobrem o primeiro animal que consegue sobreviver sem oxigênio

O *Henneguya salminicola* demonstrou que organismos vivos podem evoluir em ambientes previamente considerados inviáveis.

04/05/2025 16h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Pesquisadores identificaram o primeiro animal que consegue sobreviver sem a necessidade de oxigênio. A descoberta surpreendeu os cientistas, demonstrando que organismos podem se adaptar para viver em ambientes previamente considerados inviáveis, como o espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O *Henneguya salminicola* pertence ao filo Cnidaria, como Âgua-viva e anêmona, e foi localizado nos músculos de salmões do Pacífico Norte. Ele evoluiu para perder o DNA presente nas mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia nas células por meio da respiração.

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, identificaram o animal através de análises com microscopia fluorescente e sequenciamento genético, detectando a ausência de DNA mitocondrial.

LEIA TAMBÉM:

A descoberta resultou em uma transformação na visão dos pesquisadores, que compreendem agora a possibilidade da existência de organismos anaeróbicos, anteriormente considerados inviáveis pelas obras de biologia.

Ademais, o animal suscita novas questões para investigações que avaliam a existência de vida e organismos complexos em nosso Sistema Solar e em outros locais do espaço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua presença em salmões é inofensiva para os humanos, porém pode causar problemas na indústria pesqueira. Com a detecção do *H. salminicola*, é possível estabelecer novos critérios de fiscalização da venda de peixes.

Lobospecie extinta há 12 mil anos é “reproduzida” por empresa.

Estudo recente demonstra a evolução dos animais mais exóticos do planeta.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.