Pessoas em repatriação de Gaza deixam Brasília na quarta-feira (13)
Repatriados de Gaza deixam Brasília nesta quarta-feira (13)

Os 48 brasileiros e seus familiares que foram trazidos de volta da Faixa de Gaza para o Brasil vão sair de Brasília na tarde de hoje (13) e serão encaminhados para outros estados. Eles irão para a casa de parentes ou para abrigos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando chegaram à base aérea, 24 pessoas desse grupo ficaram hospedadas em um hotel próximo, enquanto outras 24 foram acomodadas em um espaço do Exército, localizado no Setor Militar Urbano de Brasília.
A Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, disse que depois de duas noites, as pessoas que estão retornando ao país serão levadas para lugares para receberem apoio.
LEIA TAMBÉM:
● A Suíça defende que países industrializados devem financiar ações de combate às mudanças climáticas
● Ministério da Agricultura investiga óbitos de cavalos após ingestão de ração
● A tendência climática indica que a influência da massa de ar frio diminui e as temperaturas se tornam mais brandas na próxima semana
Segundo informações os repatriados irão para mais de um abrigo, diferentemente do primeiro grupo, que chegou em novembro e foi para uma casa de acolhimento no interior de São Paulo. Os estados onde ficam localizados esses abrigos, porém, ainda não foram divulgados pela pasta.
Em Brasília, o governo deu aos repatriados documentos brasileiros para ajudar na regularização migratória. Também receberam atendimento de saúde, como atualização de vacinas, assistência de assistentes sociais e psicólogos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Senajus está cuidando da equipe que irá receber os brasileiros e palestinos que chegam da Faixa de Gaza. Ela conta com o apoio dos ministérios do Desenvolvimento Social, Relações Exteriores, Defesa e Saúde.
Chegada
O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Brasil na madrugada de segunda (11), por volta de 3h45, em um voo vindo direto de Cairo, capital do Egito, trazendo o segundo grupo de repatriados de Gaza.
O primeiro grupo, que chegou ao Brasil no dia 13 de novembro, era composto por 32 brasileiros e dez familiares palestinos.
O governo mudou as regras para incluir mais nomes na lista de pessoas a serem repatriadas. Antes, apenas cônjuges e filhos eram aceitos. Agora, avós e irmãos mais velhos também podem entrar na lista, o que faz com que haja mais palestinos do que brasileiros nela.
A missão de repatriação já trouxe ao Brasil, desde que começou o conflito, 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianos e uma jordaniana.