Internacional

Pessoas vindas da Faixa de Gaza desembarcam no aeroporto do Egito


Pessoas vindas da Faixa de Gaza desembarcam no aeroporto do Egito
(Foto Reprodução da Internet)

O grupo de 32 brasileiros e familiares repatriados chegou ao aeroporto do Cairo, no Egito, de onde embarcam em algumas horas para o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles publicaram fotos do local e até um vídeo com autoridades militares e diplomáticas brasileiras no caminho de ida até o local de embarque.

É um passo importante para acabar com o conflito entre Israel e o Hamas, na Palestina.

Continua depois da publicidade

“Em breve iremos embarcar”, escreveu Hasan Rabee, um dos brasileiros do grupo.

O voo estava programado para sair às 11h50 no horário local (6h50 no horário de Brasília). O avião fará duas paradas durante o trajeto: uma em Las Palmas, na Espanha, e outra na Base Aérea do Recife, em Pernambuco. Inicialmente, a primeira parada seria em Roma, porém houve uma mudança de rota após a decolagem.

Continua depois da publicidade

O avião VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, partirá de Recife e chegará em Brasília por volta das 23h30, na segunda-feira.

Discursos emocionados para os repatriados

Durante o trajeto do hotel ao aeroporto do Cairo, houve diversas falas emocionadas. O coronel Carvalho, do Exército, e o primeiro-secretário da Embaixada do Brasil no Egito, Fernando José Caldeira Bastos Neto, expressaram palavras aos repatriados.

“Vocês são vencedores”, disse o coronel Carvalho, expressando que os brasileiros ajudaram muito após a decisão da repatriação. “Estou emocionado, este é o momento mais importante da minha carreira”, declarou Bastos Neto.

As pessoas que retornam ao seu país nativo neste momento da pandemia do coronavírus são chamadas de repatriados.

Neste voo de volta para o Brasil, temos 32 passageiros. Dentre eles, 22 são brasileiros e 10 possuem nacionalidade palestina. Nossa equipe conta com 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Originalmente, a lista tinha 34 nomes, porém duas mulheres da mesma família desistiram antes de chegarmos à fronteira.

O diplomata Mauro Vieira, do Ministério das Relações Exteriores, relatou que os brasileiros em Gaza foram ajudados com apoio emocional. Além disso, as mulheres escolheram de forma consciente e tranquila não seguir adiante.

O Ministério das Relações Exteriores estava analisando a possibilidade de incluir mais brasileiros e seus parentes na lista para serem retirados da zona de guerra. Seriam incluídos aproximadamente mais 10 nomes. Quando perguntado sobre isso, Vieira afirmou que outros casos que surgirem serão tratados.

A Operação Voltando em Paz repatriou mais de 1,4 mil pessoas e 53 pets.

Os 32 passaram pela imigração e seguem para a aeronave que está na capital do Egito, para resgate dos repatriados oriundos da Faixa de Gaza Itamaraty

No total, são 22 brasileiros; 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM); e 3 palestinos parentes próximos de brasileiros Itamaraty

Grupo cruzou fronteira entre Gaza e o Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12/11) — horário de Brasília Itamaraty

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está esperando os brasileiros no Cairo, capital do Egito. A informação foi divulgada pelos canais oficiais do governo do Brasil e da FAB.

Em mais de um mês de guerra, os brasileiros e familiares esperavam deixar mais cedo a Faixa de Gaza. Além dos outros nove voos de repatriação já concluídos pela FAB, a passagem de Rafah tem sido aberta para estrangeiros desde 1º de novembro, mas sofreu interrupções, incluindo na quarta-feira (8/11) e sexta-feira (10/11).

De acordo com o ministro Vieira, os representantes de Israel tinham concordado em permitir que os brasileiros atravessassem a fronteira em Rafah na quarta-feira, mas essa autorização não foi concedida.

Na sexta, a lista com os nomes do grupo recebeu aprovação, mas eles não puderem realizar a travessia, já que a passagem de Rafah fechou após a forte presença militar de Israel ao redor dos hospitais em Gaza.


🔥 Recomendado para voçê 🔥